TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção federal no Rio de Janeiro 2018

Por:   •  3/10/2018  •  Dissertação  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Intervenção Federal Rio de Janeiro 2018

Segue aqui neste trabalho, a pedido do professor de Teoria Geral do Estado, Lucas de Souza Lehfeld, minha dissertação sobre os seguintes tópicos relacionados a intervenção Federal, que está ocorrendo na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro:

  • Sua Fundamentação Constitucional;
  • É uma intervenção Militar ou Civil;
  • O porque a Constituição não deve ser emendada durante o período de intervenção.

1- Introdução ao tema

 Assim como vários Estados do país, o Rio de Janeiro vive uma terrível crise na área da segurança pública. São comuns casos de extrema violência no cotidiano do estado e principalmente nas áreas próximos aos comandos de facções criminosas. Casos ocorridos durante o carnaval teriam influenciado o Presidente Michel Temer a assinar um decreto, aprovado no Senado no dia 21 de fevereiro de 2018, que determinou a intervenção, na qual a segurança pública do Estado ficaria sob a responsabilidade de um interventor.

 Assim, a segurança pública do Rio sai da esfera estadual e vai para a federal, com o comando do General Walter Braga Netto, até o dia 31 de dezembro deste ano.

1.1- Descrição da intervenção

A intervenção foi decretada com um único objetivo, cessar o problema na área de segurança pública do Estado, passando o comando da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e as penitenciárias estaduais para as diretrizes do interventor.

 

2- Fundamento constitucional

Ao considerar a Constituição Federal Brasileira de 1988 como sendo a base da harmonia sócia brasileiras, é estabelecido no Capítulo Vl do título lll, primordialmente em seu Art. 34., a constitucionalidade da intervenção federal. Tal artigo institui em seu terceiro inciso que em casos de grave comprometimento da ordem pública haverá intervenção da área federal (“Art. 34. lll – Por termo a grave comprometimento da ordem pública”). Neste sentido, o Presidente Michel Temer, tomando por base este artigo, teve total competência ao decretar a intervenção vigente no Rio de Janeiro.

3- Natureza da intervenção

Ao considerar que a escolha de um interventor está totalmente sob o critério do Presidente da República, conclui-se que a mesma engloba membros militares. Neste sentido, ao dispor de tal opção, Michel Temer optou por nomear o General Walter Souza Braga Neto com o título de interventor. Todavia, ao tratar de uma intervenção de natureza cível, a nomeação de um militar para tal função instiga e estimula características e ações rígidas, típicas do regime jurídico próprio do caráter militar. De tal modo, é possível inferir que embora trata-se de uma intervenção de natureza indiscutivelmente civil, a mesma tem como caráter uma juridicidade militar, pelo simples fato do interventor ser um general do exército.

4- Porque a constituição não deve ser emendada durante uma intervenção

A Constituição Federal é explícita e não aceita ser emendada no período de vigência de uma intervenção, o que está estabelecido em seu artigo 60, que em seu primeiro parágrafo determina tal delimitação (“Art. 60. § 1.° A constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.”).  Neste sentido, pode-se afirmar que o período intervencionista, por não ser um estado de direito, mas sim um estado de exceção, faz com que emendas constitucionais não possam ser realizadas até que tal período expire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com