TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Informatica

Tese: Introdução A Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

O Direito provém da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o mais adequado. Nasceu com a função de organizar a sociedade, mostrando que o direito de um indivíduo começa quando o do outro termina e que precisamos de normas, regras e leis que possam suprir nossas necessidades e transformar o mundo em um lugar mais equilibrado.

Na antiguidade, os advogados não possuíam ferramentas necessárias e úteis para elaborar suas petições. Eram escritas de forma manual e precisavam ter letra legível para que fossem encaminhadas ao Poder Judiciário. Porém, começaram a surgir novas tecnologias como a maquina de escrever, uma grande revolução no direito que teve como obrigação usá-la no desenvolvimento das petições.

Na definição proposta por Santos:

“a utilização da maquina de escrever se deu em grande escala e as máquinas evoluíram para o modelo elétrico, mais ágil e de melhor estética. Essas ferramentas caíram em desuso no final do século XX, com o surgimento e a popularização dos microcomputadores. As primeiras CPUs eram constituídas de vários componentes separados, mas, desde meados da década de 1970, as CPUs vêm sendo manufaturadas em um único circuito integrado, sendo, portanto denominadas de microprocessadores” (SANTOS, 2011, p.3).

O Direito deu grande importância a essa tecnologia e os advogados começaram a modernizar seu modo de trabalhar. As diversas formas de comunicações promovem a difusão de informações numa velocidade nunca antes conhecida, por meio de jornais, rádios, televisores e a internet como principais meios utilizados, tais instrumentos universalizam datas, notícias e propagam o conhecimento. Dentre os instrumentos acima tratados, a internet possui grande importância, pois se pode dizer que é a maior "teia" de comunicação já criada pelo homem. Internet é uma rede mundial que interliga os computadores uns aos outros utilizando protocolos facilitando e acelerando todo processo realizado pelos tribunais.

O atual estado da sociedade apresenta uma crescente utilização da tecnologia para todas as finalidades, sendo que todos os atos e fatos que antigamente deixavam vestígios através dos meios físicos, agora se apresentam por meios eletrônicos, surgindo desta questão a necessidade dos doutrinadores e magistrados utilizarem dessas novas tecnologias para aplicar o Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com