TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERDADE PROVISÓRIA

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO PAULO

AUTOS DO INQUÉRITO

Guilherme (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), instrutor de mergulho, residente e domiciliado na ____, através de seu advogado infra-assinado (procuração anexa), vem respeitosamente perante à presença de Vossa Excelência, requerer liberdade provisória SEM ARBITRAMENTO DE FIANÇA, conforme art. 5º, LXVI , da Constituição Federal combinado com o art. 321 do Código de Processo Penal, pelos motivos a seguir aduzidos.

I. DOS FATOS

Em 24 de agosto de 2016, Guilherme foi preso em flagrante após apontar uma arma para Nalva e tê-la obrigado a praticar com ele conjunção carnal. Com Guilherme, foram encontrado R$4.500,00 em dinheiro. Levado para delegacia, Guilherme alegou que o dinheiro era dele, que trabalhava como instruto de mergulho na empresa C&A marítima e que o dinheiro teria sido obtido através de uma aula de mergulho realizada no dia e horário declarado. Apresentou também cópia de conta de abastecimento de água em seu nome. O delegado plantonista, anexou ao auto de flagrante , cópia de antecedentes criminais em que nada constava contra Guilherme. O flagrante ocorreu dentro da legalidade, seja material, seja formal. Guilherme teve todos os seus direitos respeitados na delegacia, fora notificado de todos os seus direitos e teve o auto flagrante lavrado pelo cometimento do crime de estupro, conforme art. 213 CP. Poucas horas depois, os autos foram encaminhados para a vara criminal de Santana De Parnaíba , SP.

II. DO DIREITO

Excelência, o Requerente, segundo a narrativa contida na peça, foi preso em flagrante pela pretensa prática do delito de estupro, conforme art. 213 CP. Nesse momento processual, não há o que se discutir a legalidade dos atos, pois tudo correu em conformidade com os ditames da lei, tendo seus direitos resguardados.

Entretanto, a hipótese no caso em tela, mostra-se a pertinência da concessão da liberdade provisória.

Não obstante, o requerente, antes negando a prática do delito que lhe restou imputado, demonstrara ser réu primário e de bons antecedentes, conforme cópia de antecedentes criminais acostado aos autos. Comprovando, mais, possuir ocupação lícita.

A prisão em flagrante é medida cautelar, e conforme estabelece o texto constitucional no art. 5º, LXI é medida excepcional. Em consonância com esta medida, dispõe o art. 5º, LXVI, que ninguém será levado à prisão, ou nela mantido, quando a lei admitir liberdade provisória com ou sem fiança.

De outro turno, destacou-se que a regra do ordenamento jurídico penal é a liberdade provisória sem imputação de fiança.

Ademais, não há o que se falar que o requerente recaia nas hipótese s de decretação de prisão preventiva, causas que retiram o benefício da liberdade provisória, pois, a prisão cautelar em referência não era de conveniência legal, à luz de preceitos constitucionais e, mais ainda, sob o alicerce de dispositivos da Legislação Penal vigente. Pois não há quaisquer das hipóteses situadas no art. 312 da Legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com