TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis que garantem os direitos dos professores

Trabalho acadêmico: Leis que garantem os direitos dos professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

ANA LÚCIA CANARY PEREIRA RA: 3875767242

GISELI MARIA REMÉDIOS VIANA RA: 4571774518

RONALDO EUSÉBIO MOREIRA DOS SANTOS RA: 5313905203

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

RIO GRANDE

Abril/2013

QUESTÕES INERENTES ÀS DIMENSÕES DO PROCESSO DIDÁTICO: ENSINAR, APRENDER E AVALIAR

Projeto de Ação Interventora Sobre Indisciplina

Público Alvo:

Alunos, professores e pais de alunos

Justificativa:

O mundo atual retrata um momento em que os valores humanos estão interferindo cada vez mais, e com grandes transformações em todos os setores da vida. Não se trata de evitar ou impedir estas mudanças, mas de saber conviver com elas de forma natural.

E na escola a situação não é diferente. Os professores são cobrados a cumprir seus deveres de maneira com que nada atrapalhe o bom desenvolvimento pedagógico, sem sequer conhecer seus direitos. Os alunos por sua vez conhecem muito bem seus direitos e os exigem. Mas e os deveres?

A falta de um respaldo legal por parte dos professores para que se sintam seguros na sua atuação e o esclarecimento sobre os verdadeiros deveres dos alunos é o que incitou a desenvolver este projeto. Pretende-se, portanto, motivar os alunos a uma autocrítica e uma reavaliação de situações comuns do dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa e provocam conseqüências na aprendizagem. Assim como, esclarecer aos professores seus direitos legais e como podem agir em determinadas situações.

Trabalhar direitos e deveres na escola, é algo imprescindível para o bem-estar de todos os envolvidos. Além disso, esclarecer regras de boa convivência com os alunos também se torna muito importante. Por isso a turma escolhida para este projeto foi uma de 5° ano, sendo todos repetentes, juntamente com seus pais e professores. A fim de mostrar o verdadeiro sentido pedagógico do papel do professor, que é de mediar junto com a escola os desafios do cotidiano, as possibilidades de um trabalho articulado e integrado, e sua importância como eixo da realização das atividades propostas, através de um planejamento bem estruturado e pautado na realidade da escola.

Objetivos:

- Conhecer as leis que asseguram os direitos dos professores.

- Incentivar os professores a perceberem-se como sujeitos de direitos e deveres.

- Consolidar combinados referentes às regras de convivência na escola.

-Conscientizar os pais da importância da sua participação no processo ensino-aprendizagem.

- Motivar os alunos a uma reavaliação de suas atitudes no ambiente escolar.

Desenvolvimento/Ações:

Serão realizadas seis ações na Escola para alunos, pais e professores de uma turma de 5°ano. Essas ações serão feitas por meio de palestras com profissionais das áreas, as quais abranjam propósitos de forma a vincular a teoria, a prática em diferentes situações.

Cronograma:

Data Ações Público Alvo Responsável

02 de abril Palestra sobre indisciplina. Ato infracional e penalidades Alunos Conselheiros Tutelares Fulano e Beltrano

08 de abril Palestra sobre o estresse Professores Psicóloga – Fulana de tal

12 de abril Palestra sobre os direitos e deveres dos alunos Alunos Fulano e Beltrano

15 de abril Palestra sobre os mitos do ECA Professores Conselheiro Tutelar

19 de abril Reunião sobre Limites Pais e/ou Responsáveis Professores e direção da Escola

22 de abril Encontro sobre regras de boa convivência Alunos Professores da Escola

Será satisfatório se ao final do projeto, alunos e professores reconheçam seu papel na escola, identificando seus direitos e deveres. Bem como uma maior participação dos pais na escola.

Relações de ensino compartilhadas no cotidiano escolar

De acordo com as percepções vivenciadas pelos componentes do grupo em uma escola de educação infantil, pode-se dizer que o diálogo estabelecido entre professor e aluno é fator importante no processo de aprendizagem. E em meio a este processo, será descrito o andamento de uma turma de berçário do turno da tarde, onde os alunos possuem uma faixa etária de 1 ano e meio a 2 anos, na escola Gente Miúda situada na cidade de Rio Grande.

É uma escola de horário integral, manhã e tarde, a sala de aula possui três janelas grandes com grades, devido ser no andar de cima. O ambiente é bem limpo e arejado, o chão apresenta tabuão de cor clara e no lado direito encontram-se vários armários para colocar as mochilas e merendeiras, também possui prateleiras onde são colocados os materiais didáticos, as paredes são coloridas, compostas por desenhos. Na hora do lanche os alunos sentam um do lado do outro em mesas redondas. Logo ao lado, em uma sala menor, as crianças têm a possibilidade de utilizar brinquedos infláveis.

As atividades na parte da tarde se iniciam às 13:00 horas com a chegada das crianças, logo após é feito uma oração em roda seguido de exercícios para trabalhar a motricidade, brincam um pouco, lavam as mãos e em seguida por volta das 14:30 fazem o primeiro lanche que geralmente são frutas. O lanche dura no máximo trinta minutos dependendo do ritmo da turma, depois são levados ao playground. Ao retornarem, a professora realiza a troca das fraldas, caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com