TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leviatã, livro Escrito por Thomas Hobbes

Por:   •  26/10/2015  •  Seminário  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

Leviatã, livro escrito por Thomas Hobbes, na época da revolução tomada do poder político pelo revolucionário Oliver, na Inglaterra. Nesse momento o país deixa de ser um regime monárquico e passa a ter um governo político de caráter republicano.

Em 1651, tendo a frente o governo militar contrariando forças monárquicas, Hobbes começa a analisar o poder político na Inglaterra que estava sofrendo uma revolução, a mudança da natureza para o estado político. Compara então o Estado usando uma metáfora de um grande monstro bíblico (leviatã). Em sua análise comparativa descreveu que não há poder sobre a terra que não se possa comparar, em análise elabora seu entendimento político do momento histórico.

O filósofo viveu épocas de grandes modificações, ideologias políticas entre a nobreza e a burguesia, dispostas ao domínio do poder do Estado. Deste modo, a reflexão de Hobbes foi dirigida a busca da solução do conflito, desejando a construção da paz pela política social, em defesa do contrato social.

O estudo em seu livro Leviatã foi uma análise do comportamento humano, do homem em seu estado de natureza, e a definição de um novo caminho, quando o homem constrói um estado positivo, ou seja, o estado artificial, o que ele denomina de “Leviatã”.

A primeira grande conclusão de Hobbes: Os homens em seu estado natural são egoístas, perigosos e propensos a agredir a outros homens numa perspectiva insaciável, impossibilitando desse modo o desenvolvimento da sociedade política. Estabelecendo a guerra de todos contra todos, vencendo sempre os mais fortes, a velha expressão “o homem é o lobo do homem”. Assim, os homens seriam condenados por eles mesmos a uma vida de animal, pobre e breve, sendo que nesse estado não existiria a ideia do que é justo ou injusto, legal ou ilegal, apenas o poder da força.

Os homens vivem de acordo com suas paixões e seus interesses, o desejo de uns dominarem os outros em uma interminável guerra. No entanto justificava Hobbes certa vontade racional, o homem percebe que não pode viver para sempre nesse estado porque seria o fim de todos, seria necessário renunciar certos direitos, transferindo o poder individual para um poder maior e mais legítimo, o que foi denominado por ele mesmo de estado artificial.

Nesse momento nasce o homem artificial por meio de um pacto necessário e voluntário firmado entre os homens, tendo como ideia fundamental a própria proteção. A fim de querer sair do estado de natureza.

A base do Leviatã é o contrato social entre os homens.

O Estado é a força absoluta capaz graças a sua legitimidade de levar a paz para o conjunto da sociedade, auxílio para os homens para a defesa de seus direitos. Porém, o contrato não é realizado com o detentor do poder, mas entre os homens que renunciaram o poder particular em benefício do direito estabelecido em benefício da paz.

Hobbes em O Leviatã reflete duas formas de poder: Monarquia e democracia. Ele prefere a forma do governo monárquico, em que o interesse público coincide com o privado, o que não é hoje permitido pelo estado moderno.

Como Hobbes gostava da monarquia seu livro foi uma defesa a esta forma de Estado, em “O Leviatã” o soberano poderá garantir a igualdade perante a lei.

Seu fundamento: O poder absoluto não é a ausência de arbítrio, desse modo através da legalidade realizará os interesses individuais. Isto é possível quando o Estado consegue estabelecer a harmonia entre as pessoas na sociedade.

É nesta análise que o Leviatã deixa de ser a metáfora do monstro bíblico e passa a efetivação do estado humano civilizado. No fundo a formulação do seu livro sistematizou uma crítica da tomada do estado pela burguesia, nascente daquele período histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com