TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme O Senhor das Moscas Com o Livro de Thomas Hobbes Leviatã

Por:   •  30/5/2023  •  Resenha  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Tocantins

Campus Universitário de Porto Nacional

Disciplina: Ciência Politicas I

Prof. Dr. Marcelo Cleto

Acadêmica: Ana Cleia Ferreira Rosa

Análise do Filme O Senhor das Moscas com o Livro de Thomas Hobbes Leviatã (Estado De Natureza)

O Objetivo do trabalho apresentado é fazer uma análise do conceito de Estado de Natureza de autoria de Thomas Hobbes desenvolvendo em sua principal obra, O Leviatã, com o filme O Senhor das Moscas de William Golding.

Fazendo uma breve apresentação, “O Senhor das Moscas” é um livro escrito por William Golding, vencedor do prêmio Nobel em 1983. Foi adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook. È um dos mais expressivos estudos da Natureza Humana, contendo importantes reflexões sobre a civilização e o seu papel na formação do ser humano.

Thomas Hobbes viveu a transição da Era Tudor para o reinado dos Stuart e, consequentemente, vivenciou o cotidiano da guerra civil o que, conforme pode ser observado em suas obras, o marcou profundamente. A violência, a morte, a brutalidade, isto é, a face do homem que floresce não só, mas principalmente na guerra reforçou sua visão do ser humano como autodestrutivo. Desta forma, a concepção hobbesiana, do homem em Estado de Natureza é de que este seria egoísta e agiria deliberadamente visando suprir a sua satisfação pessoal e ganância.

Fazendo um simples resumo sobre o filme, a história muito conhecida, é sobre um grupo de garotos que, muito conhecida, após um acidente aéreo se veem sozinhos em uma ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto. Embora a princípio pareça simples, o filme faz uma análise profunda do caráter humano e da relação entre o homem e sociedade.

No início é muita alegria, não há aulas, não há adultos, tudo é diversão é férias, mas depois de certo tempo a necessidade de lutar pela sobrevivência para conseguir se alimentarem e se protegerem das condições climáticas e buscar socorro através de um fogo que não poderia se apagar e o mais importante tentar se manterem vivos.

Devidos às fatores que se impôs no caminho há uma necessidade de dividirem tarefas, estabelecem-se objetivos, mas nem todos os elementos do grupo possuem a mesma motivação.

Dois garotos dividem os grupos Jack e Ralph. Ralph tem uma mentalidade relativamente democrática. A sociedade- o grupo de rapazes- deve organizar-se fundada no princípio da salvação ou do resgate pelo que exige que o fogo permaneça acesso e que os rapazes se organizam nesse sentido.

Jack tem uma mentalidade autoritária e tirânica. Para ele a sociedade deve organizar-se em torno do princípio da sobrevivência pelo que caçar é bem mais importante do que manter o fogo acesso. Oferece aos membros do grupo comida e segurança.

O filme mostra que leis e regras, polícias e outras formas de autoridade são necessárias para controlar e tentar conter o impulso naturalmente humano para a violência e a crueldade. Quando existem leis falhas o que mostra o filme há uma usurpação do poder o lado negro do ser humano emerge e os seus comportamentos assume formas selvagens e destrutivas.

Na visão de Hobbes, o nosso comportamento civilizado é uma camada de verniz muito fina. Basta arranhar a superfície para que o verniz estale e se revelem os nossos impulsos agressivos e egoístas. A maldade é fácil nas condições propícias desencadeia-se facilmente. A bondade e a civilidade são difíceis porque têm de combater a agressividade e o egoísmo que naturalmente nos caracterizam. O comportamento civilizado resulta de um esforço que muitas vezes fracassa ou cujo sucesso é frequentemente temporário. A barbárie é uma possibilidade sempre em aberto.

Conforme o filme trata da descoberta do mal que existe no coração do ser humano. Independentemente do meio onde o ser humano viva, o mal surge como algo natural.

Apesar de terem recebido fina educação, os rapazes regridem para a pura selvajaria, criando ritos e sacrifícios desrespeitando as “leis” por eles mesmos instituídas até culminar o assassinato e na perseguição encarniçada aos opositores.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com