TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras - Pedagogia UEM

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CASSIA RIBEIRO DE SOUZA

TRABALHO DE GEOGRAFIA

PARANAVAÍ

2017

INTRODUÇÃO

De acordo com Vessentini (1999), a geografia é considerada uma ciência cada vez mais análita e o ensino desta ciência passou por tranformações em suas práticas metodológicas e conceituais superando o ensino da geografia tradicional.

Neste sentido a Geografia vem evolindo e abandonando o seu ensino tradicional, com o uso de quadro, giz, planisférios, globo terrestre, pintura de mapas, entre outros. Adotando o uso das mídias e geotecnologias como as imagens de satélite disponibilizadas pelo Google Earth, Google Maps, softwares de geoprocessamento, bússolas, smarthfones, GPS de navegação e até mapa temáticos com eva, isopor entre outros.   Estes aparatos são utilizados para que aja um melhor processo de ensino-aprendizagem do educando, sendo um facilitador na prática docente, com trocas de informações entre educadores e educando, onde não apenas o professor transmitirá o conteúdo ao aluno como uma regra e repetição, dessa forma aguçando o pensamento crítico do aluno e contribuindo para que torne-se um ser socializado.

A utilização dessa metodologia permite a elboração de aulas mais dinámicas, criativas e de fácil assimilação, aguçando a curiosidade do alunos e contribuindo para que tornem-se mais questionadores, críticos, compreendendo melhor os fênomenos geográficos e suas relações com o meio. Neste sentido com a assistência do professor os educandos passam o entender melhor a organização do espaço geográfico. Por intermédio destes aplicativos geotecnologicos as aulas podem ultrapassar as barreiras da explicação teórica e descrição do espaço geografico. Auxiliando na melhor compreensão da relação homem e do espaço em que vivem.

 Objetivo deste trabalho é a percepção da realidade dos alunos a partir do ensino da geografia por intermédio das referidas geotecnologias através de uma atividade prática de ensino. No tocante a metodologia realizaremos  uma breve pesquisa bibliográfica referente ao município de Paranavaí, Paraná quanto as suas carcterísticas de colononização e geográficas. Posteriormente utilizaremos imagens do Google Earth ressaltando aspectos de uso e ocupação do solo no munícipio citado. Acorando-se em questionários com moradores antigos da região para compreender as alterações nos aspectos geograficos da região.

COLONIZAÇÃO DO MUNÍCIPIO DE PARANAVAÍ

 Segundo Alcântara (1988), foi através do projeto de colonização oficial do Governo do Estado do Paraná a partir de 1931, iniciou-se a colonização do município de Paranavaí. A agricultura era de subsistência, em pequenas propriedades e  com principal produção de café, algodão e milho.  A partir de 1925 a BRAVIACO começou a colonização da “ Gleba Pirapó”, conhecido como Fazenda Brasileira, onde ocorreram muitos conflitos sociais. Hoje sua parte central é o perímetro urbano da cidade de Paranavaí. Em homenagem ao Padre Jesuíta Antonio Ruiz Montoya, que catequizou os índios da localidade, a região foi batizada como Montoya. 

 Paranavaí deixou de ser colônia e tornou-se Distrito de Mandaguari em 1947, atingindo 25.520 habitantes cerca de três anos depois,. Sendo elevado a Município, em 14 de dezembro de 1951 e fundada através da Lei Estadual n.º 790 do mesmo ano, desmembrando-se do Município de Mandaguari. Após dois anos foi elevada a categoria de Comarca pela Lei n.º 1542, de dezembro de 1953, instalando-se em 1 de março de 1954. Tendo pertencido anteriormente aos Municípios de Tibagi, Londrina, Rolandia, Apucarana e Mandaguari 

De acordo com Alcantâra (1988), a colonização da região deu-se de maneira rápida, embora este período seja marcado pela tentativa de grilagem e conflitos sangrentos pela posse de terras.E apesar das intempéries iniciais o processo de colonização do Noroeste do Estado Paraná atingiu seu objetivo, onde em 1960 aumentou para 307.277 habitantes. Com a contribuição da iniciativa privada de  figuras como o engenheiro Francisco Beltrão, Carlos Antônio Franchello, fundador de Querência do Norte e Enio Pepino, fundador de Terra Rica, para colonizar a área do Gleba em 1946, mostrando  a região não era formada somente de terras devolutas. 

 

CARACTERÍSTICAS DO MUNÍCIPIO DE PARANAVAÍ 

  

Atualmente o município possui uma área de 1.202 km² e  está no Bioma Mata Atlântica, possuindo cinco distritos administrativos, sendo Graciosa, Cristo Rei, Mandiocaba, Piracema, Quatro Marcos e Sumaré.  Localizando-se no Noroeste do Paraná na posição geográfica de 470 metros de altitude, 23 º 04 ' 23 '' S de latitude e 52 º 27 ' 55 '' W de longitude, conforme dados do caderno estatístico do município de Paranavaí do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).  O clima predominante no munícipio é  o  Subtropical Úmido Mesotérmico. O solo da região é o  arenito eólico Caiuá,  tornando-a uma região muito suscetivel à erosão, no perímetro urbano e rural. O relevo é suave e pouco ondulado. Dentro do munícipio temos o rio Coroa de Frade a oeste e o rio Caiuá a leste, além de alguns córregos como o córrego Paranavaí, córrego Pavãozinho e o córrego do Xaxim.  As principais  atividades econômicas concentram-se no setor primário. Destacando-se os rebanho bovinos, a avicultura, a cana-de-açúcar, a mandioca e a laranja. 

Abaixo segue a imagem do google earth referente ao munícipio de Paranavaí e suas áreas de uso e ocupação do solo, sendo 1 a área residencial, 2 a área comercial, 3 a área industrial e 4 a área rural.

[pic 1]

Figura 1. Uso e ocupação solo no munícipio de Paranavaí-PR. SOUZA, 2017

 

[pic 2]

Figura 2. Área Residencial de Paranvaí-PR. Descrita como número 1 na imagem do Google Earth. Fonte: SILVA,2017

[pic 3]

Figura 3. Área comercia de Paranavaí-PR. Descrita como número 2 na imagem do Google Earth. Fonte: SILVA, 2017

[pic 4]

Figura 4. Área industrial de Paranavaí-PR descrita como número 3 na imagem do Google Earth. Fonte: SILVA, 2017

[pic 5]

Figura 5. Àrea rural do munícipio de Paranvaí. Descrita como o número 4 na imagem do Google Earth. Fonte:SILVA, 2017

QUESTÕES:

        

  1. Seu Município faz limite com quais Municípios ao Norte, Sul, Leste e Oeste?

De acordo com o Instituto Paranaense de desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), o Município de Paranvaí faz divisa com os munícipios de Terra Rica, Guairaça e Amaporã a Oeste, Mirador, Nova Aliança e Tamboara ao Sul, Alto Paraná, Santo Antônio do Caiuá e São João do Caiuá a Leste e ao Norte faz divisa com o Estado de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (352.3 Kb)   docx (551.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com