TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Libras em Pedagogia

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso:  DIREITO

Professor:

Nome do aluno:  xxxxx

Data:  22.10.214

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Considerando a história vivida e construída pelos surdos, veja as afirmações abaixo:

I. A história dos surdos, durante muito tempo, foi contada por ouvintes preocupadas em trazer os surdos para o mundo da "normalidade".

II. Grande parte desta história está contada em livros médicos, escrita sob a ótica da patologia.

AGORA, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple os principais elementos históricos que marcam a trajetória deste grupo. Posicione-se de forma crítica e atente para as normas ao usar referências de outros autores. (2,5 pontos)

Por muito tempo, os deficientes auditivos foram tratados erroneamente como incapazes, sendo consideradas pessoas inferiores, de Inteligência reduzida, devido a sua deficiência, e por tal motivo, na antiguidade, foram excluídas e estigmatizadas.

Sendo que na idade média, houve uma das primeiras tentativas de socialização do deficiente auditivo, que se revelava em um caráter assistencial. Nessa época, surgiram os primeiros indícios de uma linguagem de sinais.

No Século XVI e XVII, começa a ser desenvolvida a idéia de que a deficiência auditiva em nada tinha haver com a capacidade cognitiva, demonstrando um grande avanço, e reconhecimento da capacidade dos deficientes auditivos. E assim, novos métodos mais eficientes para a educação dos surdos começou a ser desenvolvida.

Já no século XVIII, se destaca a criação das primeiras instituições voltadas à educação de pessoas surdas, também houve o surgimentos de vários métodos de ensino alternativos, como o uso de alfabetos, o uso da visão e do tato. Ademais, nessa mesma onda de avanço, com o advento do século XIX, as escolas e instituições voltadas aos surdos se espalharam pelo mundo, aumentando em qualidade e quantidade.

Os séculos XX e XXI ficaram marcados pelo fortalecimento das organizações voltadas aos direitos dos surdos, como por exemplo a federação mundial de surdos, a FMS, bem como a criação de grupos semelhantes em território nacional, gerando assim grande reconhecimento pela causa, e o respeito e admiração devidos a esse grupo.

2. Leia o texto "Confidência" postado na MIDIATECA. Busque em outras fontes o conceito de ALTERIDADE, copie-o (não esqueça de referendar devidamente a autoria). Logo após, desenvolva um texto argumentativo em até 12 linhas refletindo sobre o depoimento da autora surda e o conceito pesquisado. (2,0 pontos)

O significado da palavra alteridade se entende como colocar-se no lugar de outra pessoa, tomando ciência de sua existência, e da conseqüente existência da pessoa em si, como explica, como dispõe  Laing (1986: p.78), “não podemos fazer o relato fiel de "uma pessoa" sem falar do seu relacionamento com os outros.”.

Sendo que tal conceito se aplica perfeitamente ao texto “ Confidencia” , pois como a autora descreve, ela tinha dificuldade em entender certos conceitos e posições, devido a sua dificuldade em comunicação.

Sendo que somente quando pode compreender o que os outros a sua volta queriam dizer, a autora pode tomar ciência de um novo mundo de sentidos, principalmente no campo de compreender sua existência em relação às demais pessoas.

3. Segundo o dicionário PRIBERAM da língua portuguesa preconceito (pré-+conceito) é "a ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos. Estado de abusão, de cegueira moral. Superstição."

Acesse ao link http://www.youtube.com/watch?v=h4Et0z7KY5Q  e assista ao vídeo.

Observe a imagem que é amplamente difundida na mídia:

[pic 4]

Leia o texto "O pior surdo é aquele que não quer escutar" que encontra-se na Midiateca.

Agora produza um texto crítico de até 15 linhas que tenha como base as reflexões trazidas pelo vídeo, pela imagem e pelo texto considerando as discussões suscitadas no material didático no que tange a Cultura Surda nos seus diferentes aspectos. Procure em outras fontes (artigos, reportagens entre outros) informações que auxiliem na estruturação e fundamentação do seu texto. É necessário apresentar uma citação direta e as referências de sua pesquisa. (2,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (490.7 Kb)   docx (723.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com