TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro capote

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

                                              Obra Literária: O Capote

UNIP- Universidade Paulista – Campus: Paraiso

Bruna Mendonça dos Santos

RA: A9408D6

Sumário

Introdução1

Da obra 02

Analise a luz da disciplina de Direitos Humanos 04

Considerações Finais07

Introdução:

A obra literária “O Capote” foi escrita por Nicolai Gogol em 1842 no período do realismo. O autor nasceu na Ucrânia, porém seus livros foram todos escritos e publicados em russo e suas obras são considerados clássicos na literatura da Russa, mesmo possuindo tradições ucranianas.

Os livros de Nicolai Gogol, possuía características de reflexão pessimistas em relação a condição  do ser Humano. O conto em questão é rápido e passageiro, mas faz o leitor pensar nos fatos de injustiça presentes na sociedade, pois aborda os fatores sociais presentes na Rússia no século XIX, discorre a posição do “HOMEM” na sociedade pontuando a desigualdade. O autor satiriza o sistema, policia e a burocracia Rússia, expondo os fatores da impunidade, onde o criminoso sai ileso e não paga por sua ação delituosa, além-deque demostra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos ocorridos.

 

01

Da Obra:

 O conto traz a historia de um homem que conduzia sua vida com simplicidade. Ele trabalhava em uma repartição, e no seu ambiente de trabalho não era respeitado por ninguém. Sempre foi alvo de brincadeiras sem graça, por colegas de serviço que fazia constantemente difamação sobre sua vida.

Akaki era acostumado e viciado na tarefa repetitiva de copiar documentos. Todo dia, levava documento para sua casa e não se cansava do que fazia.  A rotina criada ao longo de sua vida é quebrada quando seu capote que o protegia do frio da Rússia, estava todo desgastado sem condições de uso.

Agora o dilema de sua vida era economizar para assim comprar um novo capote, mas como todo sacrifício tem um fim o dilema de Akaki também chega. Apos alguns meses de sacrifícios e um bônus de natal bem gordo ele compra finalmente o seu capote novo.

Já de posse de seu capote novo, todos os colegas parabenizam, não só pelo capote, mas sim pelo o que representa que é a mudança de hábitos tão rotineiros e consagrados. A exaltação de sua colegas era tanta  que uma festa foi oferecida em seu nome, na casa do sub – chefes. Sendo assim Akaki vai até a festa, onde é recebido por uma empregada e acolhido por seus colegas. Embora a festa seja em homenagem a ele o motivo parece ser apenas uma desculpa, pois poucos resolvem conversar.

Então Akaki arranja uma brecha e vai embora, no caminho de sua casa sente-se ameaçado por alguma coisa e logo depois e cercado por três vultos que exige o capote, Sem chances de dizer não, Akaki é nocauteado por um deles e quando acorda esta no chão com uma sensação de frio.

                 02

Embora desencorajado por muitos ele tenta ajuda a segurança do bairro afim de reaver no seu no capote, no entanto ninguém dava atenção. Em um ato desesperado ele invadi a sala de um alto funcionário e tenta pedir ajuda a ele, mas é totalmente ignorado e é expulso em uma atitude de provalencia pelo seu status e ego inflamado.

Akaki definha pela perda de seu capote e se entrega a febre. Com passar dos dias alguém de sua empresa vai ate a casa de Akaki, porem já era tarde demais o mesmo já havia sido enterrado.

A praça em que ocasionou o roubo do capote passar ser visitada por todo mundo, dizem os moradores que viram ou foram vitimas do fantasma de Akaki. A intenção dele seria furtar todos os capotes das pessoas que transitasse pela a praça. A  policia tentou até prender o fantasma, mas ele sempre dava um jeito de escapar.

Em certa noite, então o alto funcionário a quem Akaki havia recorrido, estava voltando da festa e passava pela tal falada praça, quando sentiu que alguma coisa espreitava, tendo então seu capote furtado pelo fantasma do Akaki. Depois desse episodio não mais se ouviu ou viu a imagem de Akaki a furtar capotes.

03

Analise a luz da disciplina de Direitos Humanos:

A presente obra  traz a historia integridade moral de Akaki que cumpria com todos os preceitos da lei, era um homem trabalhador que  cumpria com todas as suas obrigações mesmo sendo alvo de gozações a todo momento na repartição onde trabalhava. No entanto Akaki pouco se defendeu das gozações, feitas inclusive referentes a sua vida pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (357.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com