TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro "O capote" de Nicolai Gogol

Por:   •  18/5/2015  •  Monografia  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 8

Análise do livro – ‘’ O capote ‘’ de Nicolai Gogol

Trabalho representado como requisito parcial à disciplina Atividade Pratica Supervisionada.

Do curso de Direito da UNIP , orientado pelas professoras :

Dra. Andrea wild / Dra. Cibele Mara Dugaich

São Paulo , Maio de 2015

SUMÁRIO :

l) Resumo da obra.

ll) Biografia do autor.

lll) Ánalise do texto.

lV) Considerações finais.

l) Resumo:

Trata-se de um homem cujo nome Akaki Akakiévitch, resignando a sua vida simples, sem grandes talentos , de personalidade vazia, sem grandes aspirações, trabalhava para um ministério russo copiando documentos. Morava sozinho, não tinha amigos, era motivo de chacota dos seus companheiros de profissão, e muito pobre. Com o frio de Petersburgo Akaki precisava constantemente pedir ao seu alfaiate que remendasse o seu velho capote.

Depois de muitos remendos e costuras seu capote de tão velho e puído nem o alfaiate que até então fazia milagres,  não poderia mais ser remenda-lo, sendo assim, Akaki deveria de comprar um novo capote feito pelo seu alfaiate. Sem dinheiro, Akaki economizava até os últimos centavos que podia, não levando nem o trabalho para casa para economizar nas velas, se privando até mesmo de seu jantar. Mas como todo sacrifício tem um fim, após alguns meses economizando, e um bônus de natal mais gordo que o normal, Akaki finalmente conseguiu seu novo capote. Que além de uma peça bonita e ornamental muito usada na Russia, tem a serventia que protege-lo do frio que chega abaixo de zero e do vento, proteção essa que até então Akaki não conhecia devido ao estado do seu capote velho aposentado. Já de posse com o seu novo capote, os colegas de trabalho o parabenizaram, não só pelo seu novo capote, mas por suas mudanças de hábitos. A excitação de seus colegas é tanta, que uma festa oferecida em seu nome na casa dos sub-chefes. Akaki com seu capote novo, vai até a casa do seu chefe, recebido pela empregada e cumprimentado por seus colegas. Embora a festa seja em sua homenagem, poucos conversam com Akaki deixando-o de lado sem o deixarem ir antes da meia-noite. Abre então uma brecha e ele resolve ir embora, voltar para casa para descansar, assim no outro dia voltar a sua rotina. Enquanto caminhava por uma praça pouco iluminada , no caminho, sente-se ameaçado por algo, logo em seguida é cercado por três grandes vultos, que exigem que os entregue o capote recém adquirido com tantas custas, sem chance de se defender, é nocauteado por um deles ficando inconsciente. Assim que acorda, sente uma sensação de frio apenas com as roupas finas o protegendo. Logo que chega em casa sente falta do seu capote e embora desencorajado por muitos, pede a ajuda da segurança do bairro afim de rever o seu capote que comprou com tanto sacrifício. Porém , ninguém lhe da a devida atenção, e em um ato de desespero ele invade a sala de um auto funcionário com esperança de que o ajudasse, mas é totalmente ignorado e expulsado pelo funcionário em uma atitude extremamente prevalecida. Então Akaki definha pela perda de seu capote e se entrega a febre. Poucos dias depois alguém de sua empresa vai a sua casa procura-lo, mas já era tarde demais pois já havia sido enterrado. A praça onde ocorreu o roubo do capote, logo é freqüentada por outra vizinhança. Disseram os moradores que viram ou que foram vítimas de ataques nessa região e que se tratava do fantasma do falecido Akaki. A intenção seria roubar todos que por ali passassem com capotes. A policia até tentava prender o fantasma mas ele sempre dava um jeito de escapar.

Em uma certa noite, o auto funcionário a quem Akaki havia recorrido por ajuda estava voltando de uma festa estava passando pela praça, quando sentiu que alguma coisa o espreitava, de repente sentiu seu capote sendo roubado e a imagem de Akaki o fantasma que o roubava, com medo correndo pelas veias o chefe do departamento foge em direção a sua carruagem e escapa. Depois desse episódio, não se ouviu mais ouvir ou falar da imagem de Akaki a roubar capotes.

ll) Biografia do autor:

  Nicolai Vassílievitch Gógol,  de seu pai herdou o prazer de escrever, de sua mãe o intenso sentimento religioso. Nascido na vila da província ucraniana de Vassílievska no dia 19 de março de 1809. Sob influência literária como Goethe, publicou aos 20 anos o poema Hans Küchelgarten,  que após ter recebido críticas negativas tem todos os seus exemplares recolhidos e queimados pelo autor.

Essa atitude e o fato em si lhe provocaram enorme angustia, tanta que embarcou no primeiro navio para Alemanha e retorna a pouco tempo. Retorna para a capital São Petersburgo  e luta pelas considerações culturais da Russia, junto a outros intelectuais, impulsiona-o a colaborar na revista letras Patrióticas e publicar ai, seu primeiro conto : ‘’A noite de São João ‘’. Conhece o poeta Puchkin,  que se torna seu mestre e a partir daí inicia sua publicação, inicialmente de contos sobre os costumes de sua terra e introduz o humor na literatura russa.

Nicolai fracassa como professor universitário em 1834, porém não se abala e publica alguns contos entre eles o  ‘’Diário de um Louco ‘’ , que narra as peripécias de um funcionário por ser internado num hospício ao acreditar-se ser rei da Espanha . E ainda as obras ARABESCOS e MIRGÓROD  em 1835, e o INSPETOR GERAL em 1836 comédia levada aos palcos pelo autor, recebendo críticas dividias, o que abala o seu animo e o leva a viajar pela  Europa.

Em Roma trabalha arduamente em um livro, porém ao saber da morte de Puchkin, cai em profundo desânimo retorna a Ucrânia e novamente a Roma, para finalmente trazer ao público russo o manuscrito de sua obra mais importante, ALMAS MORTAS, descrevendo fielmente a Rússia daquela época. Enfrenta problemas com censura, e o pior, o povo russo impacta-se com a negatividade transmitida por essa obra, e o autor sofre os abalos dessas críticas, seu estado nervoso piora , apresenta distúrbios cardíacos e crises respiratórias, sobrevivente entre calafrios, angústia e medo. Queima os manuscritos de extratos de uma correspondência, e algum tempo depois, reescreve e publica (1846) essa obra na qual relata as impressões de Puchkin ao ler os primeiros capítulos de Almas Mortas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com