TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lógica Argumentativa

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Identifique a obra:

AS RAÇAS HUMANAS

E A RESPONSABILIDADE PENAL NO BRAZIL

com um estudo do Professor Afranio Peixoto.

NINA RODRIGUES, Professor de Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Bahia

EDITORA GUANABARA, WAISSMAN KOOGAN, LTDA. RUA DOS OURIVEIS, 95.

Apresente a obra:

A obra trata-se do estudo das modificações que as condições de raça imprimem á responsabilidade penal. Há uma análise de quatro causas, distribuídas pelo professor Zino, tais podem ser caracterizadas como modificadores da imputabilidade. Nina Rodrigues, como um grande cientista e médico do seu tempo, utiliza-se de um conjunto de conhecimentos em teorias estrangeiras a fim de não somente interpretá-las, mas também analisá-las e adaptá-las a teorias de outros nomes da área antropológica criminal da época, a idéia é trazer uma relação entre direito penal e as raças humanas.

Descreva a estrutura:

Será analisado o capítulo I da obra As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brazil, dividido em quatro grupos, composto por premissas particulares de argumentação do tipo generalização apressada, onde o autor se utiliza de conhecimentos próprios, científicos modernos e baseados em pesquisas. Estabelecerá uma relação entre as raças humanas e o direito penal, em suas condições de uniformidade em um povo ou raça, tendo como senso moral as idéias de justiça e de direito.

Descreva o conteúdo:

Nina Rodrigues utilizava o argumento de que duas raças diferentes poderiam ter inteligência e capacidade, porém em graus diferentes. As raças superiores sempre seriam mais inteligentes, baseadas em conhecimentos científicos modernos. Para Nina, haveria um aperfeiçoamento evolutivo da serie animal, que reconheceria a inteligência e a moral da raça humana, e teria seu aperfeiçoamento de maneira lenta e gradual. O desenvolvimento mental dos povos se daria por forma de adaptação e de hereditariedade, por isso seria lento e estaria em curso de muitas gerações.

Baseava-se nisso, que a evolução mental passaria por várias fases para chegar ao desenvolvimento de raça e cultura. Seria possível suprimir a intervenção do tempo nas adaptações, portanto, o povo vivia em uma civilização incompatível com o grau de seu desenvolvimento intelectual, para comprovar, utiliza-se o estudo do Dr. Anselmo da Fonseca (Memória Histórica da Faculdade da Bahia, 1892) que, para ele, os seres vivos - animais e vegetais-, e o homem –o mais civilizado- podem se adaptar perfeitamente a qualquer mudança, porém gradativamente. Assim como fez o povo selvagem e os bárbaros

Análise de forma crítica:

Baseado no cotidiano temos uma comparativa clara de que as raças humanas não são submissas umas as outras por cor ou classe social, tendo em vista que todos podem alcançar a mesma inteligência e capacidade, assim que sejam expostas ao mesmo meio de estudo.

Identifique o autor:

Raimundo Nina Rodrigues foi um médico legista, psiquiatra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com