TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcos Mariano da Silva, ele foi vitima do maior atentado a violação da dignidade humana no Brasil segundo o STJ

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 3

Marcos Mariano da Silva, ele foi vitima do maior atentado a violação da dignidade humana no Brasil segundo o STJ, em 1976, Marcos foi confundido com um criminoso que tinha o mesmo nome que o dele, acabou preso e passou quase 20 anos na cadeia, pouco depois de ganhar na justiça o direito de ser indenizado pelo erro ele sofreu um ataque cardíaco e morreu.

O ex mecânico passou 19 anos na prisão por engano, segundo o STJ foi a maior falha do judiciário brasileiro até hoje e fez o pais se lembra do caso dos irmãos Naves, realidade que virou ficção o filme produzido em 1967, conta o drama de Sebastião e Joaquim acusados de homicídio e que ficaram 8 anos presos Araguari - Minas Gerais, na cadeia os dois foram torturados e humilhados, a suposta vitima reapareceu viva 15 anos depois do erro.

Marcos Mariano foi preso pela primeira vez em 1976, quando tinha 28 anos acusado de matar  uma pessoa, ele ficou 6 anos na prisão e só conseguiu sair de lá com a confissão do verdadeiro assassino.

Mais em 1985, Marcos foi reconhecido por um policial em uma blitz policial de trânsito, um Juiz sem analisar o processo ordenou que ele voltasse para trás das grades, nessa segunda passagem pela cadeia Mariano enfrentou os piores momentos de sua vida contraiu tuberculose e ficou cego após ser atingindo por estilhaços de uma bomba de gás lacrimogêneo atirada pela policia durante uma rebelião dentro do presídio Anibol Bruno em Recife para piorar foi abandonado pela esposa e pelos 10 filhos, a liberdade definitiva só venho 13 anos depois em 1998 a partir daí o inocente começou outra luta “buscar a reparação do Estado pelos danos sofridos em primeira instancia ele teve reconhecido o direito a uma indenização de 356 mil reais o Tribunal de Justiça de Pernambuco elevou a quantia para 2 milhões na época aproximadamente a metade do dinheiro teve que ser paga.


Fala do advogado, é um valor que realmente não cobre, não paga pela vergonha que a família dele passou, não paga pela indignidade que é ser preso por erro do Judiciário, por erro do Estado, por erro do Ministério Publico, isso não paga nada.

O Governo Estadual recorreu ao STJ em 2006 e 20011 na tentativa de diminuir o valor e a correção monetária que vai incidir sobre o restante mais os dois pedidos foram negados pelos magistrados.

Marcos morreu cerca de uma hora depois de ser avisado da decisão do Superior Tribunal de Justiça de que receberia a outra metade da indenização por danos morais e matérias.

Quase duas décadas de sequelas e perdas sem ter cometido nenhum crime de quem seria a culpa por tamanha humilhação.

Em 2009 foi aprovado uma lei com objetivo de diminuir as chances de uma pessoa ser confundida com outra ela determina publicação em cartórios.

Fala do Marcos – Se eu tivesse 100 milhões para receber, se Deus me desce a minha visão eu deixava tudo pra lá eu não queria um centavo, eu estou preso pro resto da vida, to preso, preso eternamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com