TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Vários acontecimentos ocorridos na década de 60 contribuiram para a construção de novos paradigmas, onde os direitos fundamentais são revalorizados,e é na diferença que se busca o ideal de igualdade.

Dentre tantos acontecimentos destaca-se a descoberta da pílula anticoncepcional , um novo marco na conquista dos direitos da mulher.

Também , nesta década, ressurge no Ocidente a mediação como forma de resolução de conflitos e sua aplicabilidade se estende ao Direito de família.

A mediação familiar interdisciplinar é uma preciosa ferramenta para o Direito da família, pois é um instrumento que aprimora e concretiza a viabilidade do princípio constitucional da dignidade da pessoa. Sendo muitas vezes comparada a conciliação, elas se diferem pois a conciliação busca o acordo entre as partes e a mediação por sua vez busca restabelecer a comunicação perdida no conflito.

A diferença principal entre a mediação e a conciliação é que o primeiro instituto é denominado de princípio que concretiza o princípio da dignidade da pessoa humana, o segundo instituto só é concretizada pela exclusão da parte da pretensão.

É no Direito da Família que se encontra o conteúdo da mediação familiar, amplificado com lentes que lhe dá outra dimensão, onde a atuação de profissionais capacitados é essencial.

O processo de mediação permite que todos os participantes atuem de modo a resolver a disputa chegando a solução do conflito. A mediação é dividida em cinco fases para melhor orientar o mediador: declaração de abertura, exposição de razões pelas partes, identificação de questões, interesses e sentimentos, esclarecimentos acerca de questões, interesses e sentimentos, resolução de questões.

Sendo um processo muito dinâmico a mediação busca satisfazer as expectativas do usuário. O mediador deve se preparar para a sessão de mediação para favorecer aos mediandos um ambiente agradável para que se sintam confortáveis e seguros . O mediador deve trasmitir aos mediandos confiança para que exponham seus pontos de vista com segurança, deixando claro quer tudo o que for exposto durante a sessão ficará em segredo.

Até o modo de organização das partes á mesa durante a sessão deverá ser bem pensado para que todos consigam ver e ouvir uns aos outros.O posicionamento do mediador em relação aos mediandos é de suma importância, para melhor facilitar o início da mediação o mediador poderá se valer de uma lista para melhor auxilia-lo no andamento da mediação. Cada parte expõe seu ponto de vista e ao fim o mediador faz um resumo de toda a controvérsia apresentada.

Verificando que as partes estão se comunicando eficazmente segue-se para a fase de esclarecimento de questões, interesses e sentimentos, podendo-se chegar a um consenso, se as partes ainda não estiverem se comunicando de forma eficaz a melhor opção é seguir para a sessão individual, onde será debatido todas as questões, interesses, necessidades e sentimentos com cada parte individualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com