TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Legal: MATÉRIA PARA PROVA

Por:   •  18/3/2016  •  Ensaio  •  10.475 Palavras (42 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 42

MATÉRIA PARA PROVA

  • Identificação médico legal (1 questão)
  • Tanatologia (lei do transplante de órgãos e tecidos, morte encefálica)
  • Tempo de morte (quanto tempo fixa hipostase, se o cadaver esta com estomago ou alimento reconhecível é porque morreu com no máximo 2h, se tiver quase em digestão 6-7h)
  • Traumatologia (até o final de corto-contundente)

MEDICINA LEGAL 16\03\2015

Identificação médico legal NÃO CAI o texto que a professora vai mandar!

  • Identificação judiciária: Muitos métodos foram tentados para identificar as pessoas, algumas formas ainda sobrevivem, mas muito caíram por terra. Uma delas é o assinalamento sucinto, cabelos castanhos, olhos verdes e etc.

  • Fotografia simples, aquela que se usa em documento, mas [e um mero reconhecimento, sendo que o cabelo mudo, a fisionomia muda e etc., bem como o retrato falado, de um profissional, por vezes, podem chegar a erros em relação as pessoas.
  • Bertillon: achava que as medidas corporais do criminoso eram diferentes. Então, ele bolou um método da fixação doe squeleto, após os 20 anos, ent]ao se as medidas corporais n]aocresce mais pode-se criar um método, com as medidas da cabeça e etc.

Esse método começou a ser usado pelas pessoas, pois trata-se de um método de cunho cientifico. Mas, esse método não deu muito certo, porque o tamanho do corpo era diferente, então ele acrescentou um negocio chamado fotografia dinaléptica frente e perfil mais a redução era de 1\7, mas o método não era prático, o arquivamento não prático e o fato de excluir a faixa etária inferior a 20 anos, não deu certo.

  • Vucetich: a pele das pontas digitais não é uma pele lisa, pois tem saliências e reentrâncias, e essas linhas formam desenhos, então quando olho a minha poupa digital já forma no 6 mês de gestação intra-uterina.

Então, esse método era impresso, o método se baseia nesse impresso. Mas, se houver alguma coisa que destrua essas papiras, as entranças, se cicatrizar, dura até após a morte.

Tem as linhas na base da poupa digital, chamadas linhas basilares, na base da poupa digital. Temos as linhas marginais que são aquelas que contornam a poupa. No meio desses dois grupos eu tenho as linhas nucleares.

No ponto em que esses três pontos se encontram, forma-se o delta que é a base, esse delta é um triangulo.

Existem 4 tipos de figuras, e cada um tem uma combinação. Logo, essas linhas vão formar quatro figuras diferentes.

Quando o núcleo esta bem no centro, núcleo central e um delta de cada lado, se chama verticilo. Pode ser que esse núcleo ao invés de ficar no meio fica de um lado só, por exemplo, delta a esquerda. Logo, o nome dessa impressão presilha exterma.

Quando o delta for a direita se chama presilha interna.

Se não tem núcleo não tem delta, então é arco, ausência de delta, por ausência de núcleo.

Os polegares são fundamentais, especialmente da mão direita, sendo que os polegares tem uma forma de representação. Assim, se eu encontrar num dos polegares um verticilo a representação É LITERAL, se representa por V maiúscula. Mas, se for presilha externa é E maisculo, porém se for presilha interna é I maiúscula, bem como se for arco a imrpessão será representada por A maiúsculo.

Deste modo, as demais se representa por números. Eu encontrei num dedo da figura do tipo 3 só pode estar nos outros dedos e NUNCA NUM POLEGAR, porque o polegar é sempre em letra.

  • Formula tatiloscópica:

Representa as impressões como se fosse uma fração, no numerador fica a mão direita, no denominador a mão esquerda. Ta na parte de cima é mão direita ta na parte de baixo mão esquerda.

*  Sequência dos dedos: Polegar, indicador, médio, anular e mínimo.

Onde se encontra o zero é onde não tem dedo, o X é quando não se consegue ler a impressão do dedo, pois tem uma anomalia ou cicatriz e etc. Se tem uma letra minúscula, sendo que na impressão é representado por um v minúsculo, dedo supranumerário é o dedo a mais.

Tudo isso só serve para o arquivamento. Milhares de pessoas tem a mesma combinação de figuras, então o que diferencia uma pessoa da outra são as anomalias das linhas, em determinados pontos da impressão digital, se as anomalias coincidem nos mesmos pontos. São as chamadas bifurcação, encerro, uma linha bifurcou em duas e voltou a ser uma de novo.

Ilhota. Anastomose quando duas linhas são unidas a uma terceira. Cortada. Forquilha ou confluência. Encerro.

CUIDADO: Examinado uma poupa digital o delta esta a direta a impressão digital é presilha externa.

O sistema se baseia na impressão, então só a impressão digital tem nome.

Pode tirar uma impressão palmar, para quem tem os dedos todos colocados, pois ele tem sindilactilia. Ou posso tirar impressão do pé, impressão plantar.

Sindrome de nagali: ausência congênita de impressão digital, provavelmente por falta de uma proteína chamada cretin 14. A irregularidade que faz apreender das coisas, pois essa irregularidade da poupa digital quea Judá a segurar as coisas.

ECA: Obriga que os estabelecimentos de saúde mantenha a impressão digital de um recem nascido, ainda que morto, pois pode haver um questinamento  sobre trocas de bebe e etc. Mas, geralmente, em bebe se faz a impressão plantar, do pezinho. E se não tiver nem dos pés, nem das palmas das mãos,  nem dos dedos, ai usa-se a Iris do olho.

Quando se fala em identificação criminal, é a identificação na delegacia, é um processo complexo, é a identificação dactiloscópica (decadactilar) para fins criminais.

Fotografia frente e perfil e o boletim de vida pregressa, são os antecedentes.

Só pdoe obrigar o cara a se identificar na delegacia, dependendo do que a lei de identificação versa.

Ex. Estou portando um documento digital ou estava com a Xerox, mas se eu fui detido outras vezes com documento falso ai posso obrigar o cara a se identificar, porém ninguém quer para não ficar nesse registro.

Art. LVIII 5º CF. To saindo da prova da OAB e sou obrigado a deixar a identificação lá. Sim eu posso, porque não se trata de identificação criminal, sendo que isso é até uma garantia para a própria pessoa.

  • Gemeo idêntico:Tem-se dois embriões com exatamente a mesma carga genética, então eu consigo dizer se aquela criança é filha deles, não da pra saber qual dos dois, mas a impressão desses irmãos apesar de serem muito parecidas não são iguais, ent]ao sempre será uma garantia.

Identificação médico legal:

Essa é feita pelo papiloscopista. Muitas vezes a identificação por espécie, porque ele pode estar com um pedaço que muitas vezes ele nem sabe se é animal ou de ossos humanos.

Então, se faz pelo ossos, esses ossos tem os canalículos, no ser humano s]ao mais largos e menos numerosos, nos animais mais fininhos e mais números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (423.5 Kb)   docx (85 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com