TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ministerio Público

Por:   •  16/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Henrique Daré                                                RA: D38ADI3

Unip: Direito Noturno - Turma: 2017/1

Prof. Nazil – Instituições Judiciárias e Éticas.

17/05/2017 – MINISTÉRIO PÚBLICO

Considerando os artigos da constituição que dizem respeito ao MP, você deverá responder de maneira fundamentada às seguintes questões:

  1. Porque o MP é considerado órgão essencial da justiça?

MP é umas das principais instituições de defesa dos interesses sociais e da promoção da mudança social, significa ‘um ofício pertencente à essência do Estado’. Diz o art. 127caput, da Constituição Federal de 1988 que: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime e dos interesses individuais indisponíveis”.

  1. Quais são as condições para ingresso na carreira do MP?

O ingresso na carreira do MP se dá mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da OAB em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. 

  1. Como se estrutura o órgão do MP em nível federal?

O Ministério Público da União compreende os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios.

Não há na Constituição a previsão da carreira do Ministério Público Eleitoral, a função Eleitoral do MP é desempenhada por membros do próprio MPF junto aos TREs e TSE e membros do MP Estadual junto aos Juízes e Juntas Eleitorais.

[pic 1]

  1. O MP exerce várias atribuições, explique a de “fiscal da lei”.

No âmbito civil, o MP poderá atuar como parte processual (Ações Civis Públicas – ações de objeto não penal. Ex: defesa do patrimônio público, meio ambiente, consumidor e outros, no entanto, sem exclusividade) ou como órgão interveniente. Quando atuar como órgão interveniente o fará como fiscal da lei (custos legis), atuando em causas em que houver incapazes, nas relativas ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela, curatela, casamentos e outros, assim como nos casos em que houver o interesse público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com