TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DA ABNT

Por:   •  26/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 9

BREVES ORIENTAÇÕES PARA MONOGRAFIA

        Este é apenas um manual de sugestões.  A determinação do orientador deve sempre ser seguida pelo aluno, no caso de conflitar com as propostas deste.  O(a) graduando(a) deverá se valer de algum manual para o desenvolvimento dos aspectos técnicos e gráficos da monografia jurídica, notadamente no que tange à bibliografia, notas de rodapé, citações diretas e indiretas.

        Salientamos exemplificativamente alguns aspectos formais básicos que, contudo, não esgotam as regras e peculiaridades ínsitas ao trabalho científico. A biblioteca da FAAT dispõe de obras específicas nas quais as referidas normas técnicas são pormenorizadamente elucidadas.  Recomenda-se, ademais, uma revisão para a supressão dos erros de digitação porventura existentes.  

O regulamento de monografias da FAAT (art. 23, inc. I) determina que o aluno utilize, na opção “formatar”, “fonte”, as letras “times new roman” ou “arial”, em tamanho 12.  

As citações dispostas no decorrer do texto, que tenha acima de três linhas devem ser colocadas em parágrafos independentes, com margem diferenciada (de três a cinco centímetros de recuo esquerdo), com letra 11 e “espaçamento depois” em 12 pontos. O mesmo tratamento deve ser dado às citações de textos legais e jurisprudência. EXEMPLO:

[pic 1]

As notas de rodapé devem ser na mesma letra, no tamanho 10.

        Todo capítulo deve iniciar em nova página, com o título em caixa alta, centralizado, e com letra 16.  O título deve estar distante oito cm da parte inicial superior da página. Exemplo:


[pic 2]

[pic 3]

Recomenda-se em “configurar página”, que o aluno utilize margem superior, inferior em 3 cm; direita 3,5 e esquerda 2,5 para facilitar a encadernação (art. 23, inc. II do regulamento).

  1. CAPA, FOLHA DE ROSTO E FOLHA PARA A BANCA EXAMINADORA

De acordo com o regulamento de monografia da FAAT (art. 22), a monografia deverá conter a seguinte estrutura: Capa; I - folha de rosto; II - folha de aprovação; III - resumo; IV - sumário; V - introdução; VI - desenvolvimento, contendo necessariamente a revisão bibliográfica; VII - considerações finais (ou conclusão); VIII - referências bibliográficas (ou bibliografia); IX - anexos (quando for o caso).  Para fins de numeração, a capa não recebe número. Todas as páginas anteriores ao sumário devem receber numeração em algarismos romanos (i, ii, iii, iv, v, etc...).  As páginas do trabalho a partir do sumário recebem os números arábicos (1, 2, 3...).  As páginas inaugurais dos capítulos não devem exibir o número, mas contam.  Recomenda-se que a disposição dos dados da “capa” obedeça a seguinte ordem: a) no alto: o nome do(a) graduando(a) em letras maiúsculas (fonte 16); b) no centro: o título do trabalho, em letras maiúsculas em tipo de corpo maior que o nome; c) embaixo: o nome da instituição, a cidade e o ano, em tipo de corpo igual ao do nome:

[pic 4]

DO MOMENTO DA INVERSÃO DO

SÃO PAULO

A folha de rosto deverá conter os mesmos dados e forma da capa com acréscimo de uma pequena explicação sobre a finalidade do trabalho, por exemplo:

[pic 5]

        

A folha da banca examinadora deve disposta desta maneira:

[pic 6]

  1. FORMATAÇÃO

Configurar Página

        Sugere-se, de acordo com o regulamento de monografias da FAAT, a seguinte configuração do Microsoft Word:

- Superior:                        3 cm

- Esquerda:                        3,5 cm

- Inferior:                        3 cm

- Direita:                         2,5 cm

- Medianiz:                         0 cm

- Posição da Medianiz:        Esquerda

- Cabeçalho:                          1,25 cm

- Rodapé:                          1,25 cm

- Alinhamento Vertical:         Superior

Parágrafo

        Em livros e revistas, para tornar a leitura mais agradável e a busca de parágrafos mais fácil, utiliza-se uma formatação diferente entre as linhas do texto e os parágrafos.

Sugire-se a seguinte configuração do Microsoft Word.  

Na opção “formatar”, escolha “parágrafo”, e utilize os seguintes valores:

Alinhamento: Justificado

Nível de Tópico: corpo de texto

Recuo: 0,0 (direito e esquerdo)

Especial: nenhum, ou “primeira linha” em 1,5 cm.  Nas referências bibliográficas deve utilizar-se “deslocamento” em 0,6 cm

Espaçamento: 0,0 em “antes” e 6 em “depois”

Entre linhas: 1,5 linhas

Nas citações acima de três linhas, bem como na reprodução de jurisprudência e textos legais deve-se utilizar nas opções “formatar” e “parágrafo” os seguintes valores:

Alinhamento: Justificado

Nível de Tópico: corpo de texto

Recuo: 3,0 ou 5,0 (esquerdo) e 0,0 no direito

Especial: nenhum

Espaçamento: 0,0 em “antes” e 12 em “depois”

Entre linhas: simples

Capítulos

O texto científico deve ser articulado, ou seja, deve ser dividido em capítulos, subcapítulos, a fim de facilitar a construção de um sumário e, assim, facilitar a busca de informações no texto.

Cada capítulo deve começar em página nova, com o nome do capítulo distante 8 cm do início da margem superior (vide exemplo acima).

A introdução, a conclusão e as referências bibliográficas não são numeradas.  

Os capítulos recebem numeral arábico (1, 2, 3) e os subcapítulos uma subnumeração (1.1, 1.2).  Os subcapítulos podem, ainda, possuir subitens, que receberão a seguinte numeração: 1.1.1, 1.1.2.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com