TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza: Tentativa de Homicídio Qualificado

Por:   •  1/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Direito Penal II

Alunos: Franciéli Ferreira e Kauê Romanzzini

Comarca de Erechim

1ª Vara Criminal

Processo: 013/2.14.0009251-1

Réu: Mateus de Quadros

Natureza: Tentativa de Homicídio Qualificado

Fato: “No dia 20 de dezembro de 2014, por volta das 21h30min, na Rua Santo Onofre, em via pública, Bairro Nossa Senhora Aparecida, no Município de Barão de Cotegipe/RS, o denunciado MATEUS DE QUADROS, deu o início ao ato de matar a vítima MICHAEL MEIRELES DA SILVA, desferindo-lhe, com vontade de matar, golpes de faca (não apreendida).

Na oportunidade, em razão de a vítima estar estourando “bombinhas” em via pública, o denunciado MATEUS, juntamente com seu pai Luis Carlos de Quadros, se aproximou da vítima para tomar-lhe satisfações. Ato contínuo, o denunciado MATEUS desferiu golpes de faca contra a vítima (conforme prontuário médico de fls. 18/36).

O crime foi cometido por motivo fútil, pelo simples fato de a vítima ter estourado “bombinhas” em via pública, revelando desproporção entre o motivo que levou o denunciado a agir e o resultado da sua conduta.

O denunciado utilizou-se de recurso que dificultou a defesa do ofendido, não permitindo a este a adoção de qualquer gesto defensivo, tendo o ofendido sido totalmente surpreendido pelo ataque do denunciado, não podendo oferecer qualquer resistência.

O crime não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do denunciado, pois a vítima foi socorrida e recebeu pronto e eficaz atendimento médico.

A denúncia foi feita com base no Art. 121, § 2, incisos II e IV, c/c o artigo 14, inciso II. Portanto, configura Tentativa de Homícidio duplamente Qualificado, pelo fato do crime ter sido cometido por motivo fútil e de forma que dificultou a defesa da vítima.

A defesa alegou que a vítima agiu sob o abrigo da legítima defesa e postulou o afastamento das qualificadoras.

O juiz submeteu o réu ao Tribunal do Júri.

Dosimetria da Pena:

1ª Fase: O réu é primário. A conduta social foi abonada, considerada positiva. As circunstâncias foram sérias e extrapolam os elementos para configuração do delito, uma vez que a vítima teve de ser submetida a procedimento cirúrgico complexo, ocorreu risco de morte e ficou afastada das atividades habituais por período de tempo considerável. O comportamento da vítima não contribuiu para o delito. Pena-base: 13 anos de reclusão.

2ª Fase: Agravante do recurso que dificultou a defesa da vítima, agravo de 2 anos. Atenuante da confissão, pena atenuada em 1 ano. Pena provisória: 14 anos de reclusão.

3ª Fase: Sem causas de aumento. Por se tratar de tentativa, considerando o fato de que o delito restou bem próximo da consumação, a pena é diminuída no mínimo legal, 1/3. Pena definitiva: 9 anos e 4 meses de reclusão. Regime inicial Fechado.

Substituição de PPL por PRD não concedida, pelo fato do crime ser cometido com violência.

Apelação Crime

Terceira Câmara Criminal

Acórdão:

1ª Fase: Mantém a pena-base em 13 anos de reclusão.

2ª Fase: A Câmara entende que o atual posicionamento da Corte Superior sobre o tema, demonstra maior abrangência do instituto da confissão espontânea, cabendo realizar interpretação extensiva à confissão qualificada, e determina a compensação integral da atenuante da confissão, com a agravante da utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima. Portanto, a pena provisória fica em 13 anos de reclusão.

3ª Fase: A defesa postulou pela redução da pena em grau máximo, 2/3. Contudo, o Tribunal salientou o fato dos golpes terem sidos desferidos em região vital da vítima, inclusive um deles muito próximo do coração, ocorrendo perigo de morte. Dessa forma, a diminuição da pena em virtude da forma tentada do fato é mantida em 1/3, o que corresponde a 4 anos e 4 meses. Pena definitiva redimensionada para 8 anos e 8 meses de reclusão, no regime inicial fechado. Recurso interposto pela defesa parcialmente provido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com