TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas internacionais na contabilidade

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Normas Internacionais de Contabilidade

Curso: Ciências Contábeis

Professor: Araceli Farias de Oliveira

Nome do aluno: Fabrício Eduardo Bello

Data: 23/02/15

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o site indicado a seguir: <http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/normas_brasileiras_de_contabilidade/>. Acesse a Resolução CFC n.° 1.188/2009, que tem por base a IFRS 5, do IASB, e a NBC TG 31. Com base nessa regulamentação e a partir dos estudos que você realizou na disciplina, responda às seguintes indagações:

  1. O que se define por “ativo não circulante mantido para venda”? Explique essa definição.(2,0 pontos)

          R - A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

         Para que esse seja o caso, o ativo ou o grupo de ativos mantido para venda deve estar disponível para venda imediata em suas condições atuais, sujeito apenas aos termos que sejam habituais e costumeiros para venda de tais ativos mantidos para venda. Com isso, a sua venda deve ser altamente provável.

  1. Quais aspectos devem ser observados na mensuração dos ativos não circulantes mantidos para venda? Cite pelo menos um exemplo. (2,0 pontos)

R- A entidade deve mensurar o ativo ou o grupo de ativos não circulantes classificado como mantido para venda pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.

Como exemplo a entidade deve mensurar o ativo não circulante (ou grupo de ativos) mantido para distribuição aos sócios pelo menor entre seu valor contábil e seu valor justo diminuído das despesas de distribuição.

  1. Como se dá o reconhecimento das perdas? Explique o processo sinteticamente. (2,0 pontos)

R - A entidade deve reconhecer, nos termos da NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a perda por redução ao valor recuperável relativamente a qualquer redução inicial ou posterior do ativo ou do grupo de ativo mantido para venda ao valor justo menos as despesas de venda, além de qualquer outra perda que tenha sido reconhecida.

A perda por redução ao valor recuperável (ou qualquer ganho posterior) reconhecida para um grupo de ativos mantido para venda deve reduzir (ou aumentar) o valor contábil dos ativos não circulantes do grupo de ativos que esteja dentro do escopo dos requisitos de mensuração desta Norma pela ordem de alocação definida nos itens 99(a) e (b) e 117 da NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos.

  1. Os elementos do Ativo Imobilizado podem ou não ser considerados como mantidos para venda? Justifique sua resposta e explique quais cuidados deveremos ter com esses ativos? (2,0 pontos)

R – Sim, São considerados mantidos para a venda de acordo com a NBC TG 31.

Os requisitos de classificação e de apresentação do CPC 31 aplicam-se a todos os ativos não circulantes reconhecidos e a todos os grupos de ativos mantidos para venda de uma entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com