TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas regras para pensão por mrte

Por:   •  7/10/2015  •  Dissertação  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS – UNIPAC[pic 1]

CURSO DE DIREITO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO I

ODILIANE LOURENÇO SILVA

[pic 2]

NOVAS REGRAS DA PENSÃO POR MORTE

AIMORÉS-MG

2015

NOVAS REGRAS DA PENSÃO POR MORTE

A medida provisória 664/201 alterou as regras para recebimento da pensão por morte, estipulando carência e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do benefícios, tendo como mais severas para concessão da pensão e assim determinar que o benefício só seja concedido ao cônjuge que comprovar no mínimo 2 anos de casamento ou união estável, tendo como intuito de não ser fraudados os casamentos com pessoas prestes a morrer. Há necessidade de 18 anos de contribuição mensais ao INSS ou a regime próprio de servidor para o cônjuge poder receber a pensão por um tempo maior, se não cumpridos esses requisitos poderá receber a pensão por apenas 4 meses. Somente o cônjuge com Mais de 44 anos terá direito a pensão vitaliciedade.

Cônjuge com menos de 21 anos a pensão será paga por três anos, na faixa de 21 a 26 anos por seis anos, entre 27 e 29 por dez anos, entre 30 e 40 anos por 15 anos, na idade de 41 e 43, por vinte anos, e para os com 44 anos ou mais ela continuará vitalícia.

A parte da pensão que couber os filhos ou a irmão dependente deixará de ser pago aos 21 anos e sem carência. Os inválidos receberão até o termino da invalidez.

O menor valor pago continua sendo de um salário mínimo.

Atualmente, 57,4% das pensões correspondem a um salário mínimo e não sofrerão alteração.

O valor mínimo recebido será de 60% da aposentadoria no caso de um dependente:

• 50% = cota familiar fixa;

• 10% por dependente (cônjuge, filhos etc.) até o limite de 100%.

Nas regras anteriores, O menor valor pago era de um salário mínimo, ocorre que os dependentes recebiam o valor integral do vencimento do segurado.

EXCEÇÕES:

O cônjuge considerado inválido para o trabalho ou com deficiência, permite o recebimento da pensão enquanto durar essa condição, devendo ser observado, entretanto os períodos de cada faixa etária, com 4 meses mínimos de pensão caso as carências de casamento não sejam cumpridas.

As mesmas regras para a concessão e revogação da pensão por morte serão aplicada para o auxílio reclusão.

Exclusão do direito à pensão para dependente condenado pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (288.8 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com