TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Eventualidade Direito do Trabalho

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A não-eventualidade é considerada, sob a ótica do empregado, serviços prestados em favor do empregador com determinada repetição. E para o empregador a não eventualidade trata-se de um serviço que seja necessário com permanência. Relaciona-se por tanto com a frequência que o Empregador necessita dos serviços do empregado.

“Portanto, na relação de emprego, a prestação de serviço é habitual, repetitiva, rotineira. As obrigações das partes se prolongam no tempo, com efeitos contínuos. O trabalho deve, portanto, s e r não eventual, o que significa dizer que o empregado se obriga a prestar serviços com continuidade, da mesma forma que as obrigações do empregador em relação aos benefícios trabalhistas assegurados ao empregado permanecem enquanto durar a relação de emprego.” 

(ROMAR, Carla Teresa Martins . Direito do trabalho esquematizado® / Carla Teresa Martins Romar; coordenador Pedro Lenza. – 2. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2014. – (Coleção esquematizado®)

Aplicando estes conceitos ao caso, Ricardo prestava seus serviços de forma não eventual, pois o mesmo ficou contratado pela empresa por mais de dois anos executando as atividades determinadas pela empresa. Restando assim, comprovada a existência da permanência e habitualidade com que o empregador necessitava de seus serviços.

Em que pese a onerosidade, Ricardo não assumia os riscos da atividade de suas atividades pois o mesmo teria que fazer cobranças de débitos da empresa, ou seja, o mesmo não suporta prejuízos decorrentes das vendas, sendo estes suportados pelo empregador. Ademais, seus pagamentos eram efetuados por meio de apresentação das notas fiscais, pois, era a forma ardilosa no qual a empresa dispunha para camuflar o vínculo empregatício. Sendo combinado a forma de pagamento, a comissão, meio qual é utilizado para pagamento de vendedores externos, segundo a lei 3207/57.

De mais a mais, as comissões são consideradas salário pois, são consideradas uma forma de pagamento pelo trabalho prestado, o que difere do salário é que as comissões são definidas por porcentagem:

“A comissão constitui modalidade de contraprestação variável, condicionada ao serviço realizado ou à produção alcançada pelo trabalhador. Trata-se de modalidade de salário por unidade de obra, constituindo verba calculada levando-se em conta o montante produzido pelo trabalhador.”

(ROMAR, Carla Teresa Martins . Direito do trabalho esquematizado® / Carla Teresa Martins Romar; coordenador Pedro Lenza. – 2. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2014. – (Coleção esquematizado®)

Deste modo, a relação do obreiro Ricardo com o empregador possui onerosidade pelo fato de existirem os pagamentos por meio de comissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com