TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleo de Pratica Jurídica

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve o Estágio obrigatório (estágio I), bem como as atividades desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio de São Luis, tendo sido realizado no segundo semestre do ano de 2018.

O estágio obrigatório tem como objetivo oferecer um certo preparo ao estudante de Direito para o desempenho da futura carreira jurídica.

O aprendizado se dá através da resolução de diversas atividades relacionadas com o mundo jurídico, o que requer do acadêmico de Direito, dedicação e pesquisas.

As atividades como atendimento assistido, realização de pesquisas, elaboração de petições, visitas à órgãos do judiciário, além de outras atividades, vão proporcionar ao acadêmico um efetivo e pratico conhecimento de suma importância para um futuro operador do Direito.

2. OBJETIVOS

Os objetivos específicos do Estágio de Prática Jurídica são:

I. Assegurar ao aluno formação prática no sentido de desenvolver habilidades, aptidões e competências necessárias ao exercício da profissão jurídica, jurisdicional e processual.

II. Propiciar ao aluno o exame de documentação e apresentação de diagnóstico, sugestões ou pareceres, visando à solução jurídica de casos concretos.

III. Auxiliar na realização de pesquisa da legislação, doutrina e jurisprudência aplicáveis a casos concretos.

IV. Treinar o aluno em atividades profissionais, práticas, que envolvem a elaboração de atos jurídicos e de peças processuais, desde a petição inicial, defesa, instrução, atuação em audiências e sessões, sentenças ou recursos.

V. Proporcionar ao aluno a participação em situações jurídicas reais, bem como sua análise crítica, possibilitando-lhe o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento profissional.

VI. Criar condições para a efetivação de atividades do processo, sob o ponto de vista formal, aproximando o aluno da experiência prática e das rotinas forenses e extrajudiciais, no âmbito do processo civil, penal, constitucional, tributário, comercial, empresarial e administrativo.

VII. Proporcionar a participação do aluno na elaboração de atos jurídicos de natureza extrajudicial, em especial escrituras públicas, atos jurídicos e contratos em geral, tendo em vista a peculiaridade de suas formas, requisitos e exigências legais de conteúdo jurídico.

VIII. A juízo do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, os recessos acadêmicos podem ser considerados períodos normais de realização das atividades complementares de estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com