TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O 1º CHECK DIREITO ADMINISTRATIVO

Por:   •  24/5/2022  •  Artigo  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

1º CHECK DO PAPER

CURSO DE DIREITO – 5° PERÍODO

DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO II

PROF.: ME. IGOR ALMEIDA

TEMA: “Entre o Direito à Moradia e a ocupação de bens públicos: instrumentos administrativos para regularização fundiária urbana”

NOMES:

Ana Beatriz de Sousa Santos

Sarah França dos Santos

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA/TÍTULO

         Urbanização e ocupação dos espaços públicos: como assegurar a função social do direito à moradia em comunidades do Brasil.

2 CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

A Constituição Federal em seu art. 6 prevê a norma pragmática de regulamentação e estruturação do direito à moradia como sendo uma integração entre ações governamentais e regulamentação do setor privado, para atender o interesse coletivo. Em vista disso, vários instrumentos de regulamentação fundiária foram criados para garantir segurança jurídica ao direito de acesso à moradia para os assentados.

Ocorre que, diante do desenvolvimento das cidades, e verticalização de determinados espaços, a migração em busca de ambientes de baixo custo para viver torna-se cada vez mais presente, passando da ocupação de terrenos à ocupação de viadutos e vias públicas. Evidenciando, uma falha estatal em assegurar o direito à moradia por meio de políticas públicas e execução administrativa eficaz para cidadãos que não podem custear com aluguéis e posse em bairros projetados. Em alguns casos, não cumprindo o mínimo necessário, que seria diminuição de desigualdades entre comunidades periféricas e grandes centros.

Assim, questiona-se como o poder público pode garantir o acesso digno à moradia e a execução de sua função social em espaços públicos ocupados?

3 HIPÓTESES

3.1 O art. 23 da Constituição Federal deixa claro que a garantia a moradia é um dever da União, dos Estados e dos Municípios com a promoção e implementação de programas para construções de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico, e também no combate às causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo assim a integração social dos setores desfavorecidos.

3.2 A regulamentação fundiária de espaços públicos ocupados, como  política pública necessária para assegurar o direito à moradia digna

4 JUSTIFICATIVA

O presente tema é socialmente importante pois debate a necessidade de se solucionar um problema que afeta a vida de milhares de famílias carentes. O assunto é academicamente importante para que nós operadores do direito tenhamos conhecimento de como lidar com um impasse que tem tomado proporções extremas, afetando diretamente o princípio da dignidade da pessoa humana. Podendo assim reconhecer quando algo está indo contra a lei e saber qual posição tomar diante da situação-problema.

5 OBJETIVOS

5.1 GERAL: Compreender a função social do direito à moradia e a importância de assegurar este em comunidades periféricas do Brasil.

5.2 ESPECÍFICOS:

5.2.1 Verificar a responsabilidade do poder público em garantir moradia adequada a população;

5.2.2 Entender a importância da regulamentação fundiária em comunidades ocupadas por pessoas de baixa renda;

5.2.3 Buscar soluções administrativas para o melhor uso de espaço públicos em comunidades periféricas do Brasil.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

O direito à moradia está elencado no art. 6 da Constituição Federal de 1988 sendo dever do Estado protegê-lo e promovê-lo, através de leis e políticas públicas. É importante que essas ações estatais respeitem e zelem alguns dos princípios fundamentais que gerem o ordenamento jurídico brasileiro: dignidade da pessoa humana, cidadania, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Além disso, o direito à moradia também está ligado aos objetivos fundamentais da Carta Magna, presentes no art. 3.

Dessa forma, para que ocorra a proteção de tal direito, a Constituição Federal instituiu a Usucapião Urbana, a Concessão especial de uso para fins de moradia, que são regulados pelo Estatuto da Cidade (Lei 10. 257/2001) e também pela medida provisória 2.220/2001. E para efetivar o direito à moradia, a CF criou o Plano Diretor, o Parcelamento e a Edificação compulsórios e a desapropriação.

No que diz respeito ao direito à propriedade, ele se configura uma garantia constitucional art. 5, XXII que garante a todos o direito de propriedade, o inciso XXIII estabelece que a propriedade deve atender a sua função social, e tal direito à propriedade só existe quando for cumprida essa função social que está prevista no art. 182 $2. Tal função somente é cumprida quando a propriedade rural cumpre todos os critérios e requisitos estabelecidos em lei: 1 - aproveitamento nacional e adequado; 2- utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; 3 - observância das disposições que regulam as relações de trabalho; 4 - exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores. Em relação à propriedade urbana, ela só cumpre a sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com