TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assédio Moral e Sexual

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FACULDADE DE DIREITO

INGRIDES LEONEL ARAÚJO

        

ASSÉDIO MORAL: CONCEITOS E TIFIFICAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Projeto de pesquisa apresentado para obtenção de bolsa de iniciação científica em 2017.

Manaus-2016


1. INGRIDES LEONEL ARAÚJO                        

2. ASSÉDIO MORAL: CONCEITOS E TIFIFICAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

3. DIREITO DO TRABALHO

4. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O termo Assédio significa “uma insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém” (Houaiss, 2001). Esta pesquisa delimita-se ao assédio moral ocorrente dentro do ambiente empresarial, é um tipo de assédio que se deriva de um comportamento indesejável e constrangedor no âmbito da moralidade, se caracteriza pela exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

5. PROBLEMA DA PESQUISA

O Assédio Moral estando totalmente relacionado às estruturas hierárquicas de trabalho, a uma ação abusiva e invasiva de um líder no comando de um subordinado, é possível a identificação e o combate aos casos de assédio sem afetar as relações de trabalho?

6. HIPÓTESE      

Sim, é possível, desde que não ocorra a banalização da situações de conflito da rotina de trabalho, com gestores e colaboradores treinados e preparados para esse tipo de conjuntura pois, sem essas medidas adotadas, as relações de trabalho serão prejudicadas.

7. JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa justifica-se por ser algo extremamente importante e que acontecem inúmeras vezes, em relações entre gestores e colaboradores no seio do ambiente de trabalho.

O Assédio evidencia-se, nos dia de hoje, como um fenômeno social grave, por diversas vezes ignorado, encoberto pelo receio e principalmente pelo medo. Tratando-se de um problema que atua diretamente das relações humanas, chama a atenção de profissionais de diversas áreas, enfatizando a área da Medicina e da Psicologia, pois ocasiona possíveis efeitos à boa saúde dos colaboradores envolvidos.

Este projeto visa explanar e caracterizar os fenômenos do assédio moral no ambiente de trabalho, tipificando suas variâncias, apontando possíveis causas e resolução de situações.

8. OBJETIVOS

8.1 Objetivo Geral    

Conceituar e identificar os tipos de Assédios dentro do ambiente e trabalho, como forma de combater tais práticas abusivas dentro das corporações.

8.2 Objetivos Específicos

  1. Identificar o Assédio Moral nas relações de trabalho;
  2. Classificar o tipo de Assédio sofrido pelo colaborador;
  3. Levantar dados de casos ocorridos em 2016 na cidade de Manaus;
  4. Conscientizar gestores e subordinados das consequências da pratica de Assédio;
  5. Relacionar as consequências sofridas pelas vitimas.

9. METODOLOGIA

A metodologia será baseada a priori num estudo bibliográfico sobre os temas pertinentes, dentre as matérias a serem cursadas.

Deste modo, Marconi e Lakatos (2002) ensinam que os critérios para escolha do tipo de pesquisa a ser realizado variam de acordo com o enfoque que o pesquisador queira demonstrar, obedecendo a interesses, condições e objetivos diferentes.

Tem a finalidade de identificar os tipos de Assédio nas relações de trabalho, por meio de projeto e finalizando em artigo científico, de forma que esta referência "não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras" (MARCONI e LAKATOS, 2002, p.71).

Em adendo, para Ruiz (2002, p. 50).

a pesquisa teórica tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses de uma visão mais unitária do universo e gerar novas hipóteses por força da dedução lógica. Além disso, supõe grande capacidade de reflexão e de síntese [...].

Complementando com a pesquisa bibliográfica, será necessário para uma compreensão integral do tema, será usado outro tipo de pesquisa, coleta de dados, em campo, com visitas a tribunais, a fim de informar a situação real sobre o assunto abordado, demonstrando, na prática, o problema discutido.

Assim é que, a pesquisa de campo "não deve ser confundida com a simples colheita de dados [...], pois exige contar com controles adequados e com objetivos preestabelecidos que discriminam suficientemente o que deve ser coletado" (TRUJILLO apud MARCONI e LAKATOS, 2002, p. 83).

10. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O assédio moral é um fato antigo e que ainda acontece com certa frequência, de forma intensa, grave, ampla e corriqueira.  

Estudos da psicóloga Marie-France Hirigoyen explana:

O assédio moral, no trabalho, é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sitematização, com sua dignidade ou integridade, psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

Acontece com a exposição de funcionários ou colaboradores de empresas a situação de constrangimento e humilhações, de forma jacente, regular, de longa duração, em relações hierárquicas e autoritárias, de um ou mais colaboradores em cargos de níveis superiores direcionados a um ou mais colaboradores lotados em cargos de níveis inferiores, ou um grupo de pessoas com a intenção de desmoralizar, inabilitar profissionalmente, desestabilizar emocional e moralmente o assediado, prejudicando seu psicológico, em seu próprio ambiente de trabalho. A ação pode ser praticada em diversas formas, como por exemplo, com simples atitudes, palavras, comportamentos e até mesmo gestos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com