TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educando Para A Diversidade Desafiando A Moral Sexual E Construindo Estratégia De Combate à Discriminação Escolar

Artigo: Educando Para A Diversidade Desafiando A Moral Sexual E Construindo Estratégia De Combate à Discriminação Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 5

A BIBLIOGRAFIA DE GALTON.

FRANCIS GALTON Birmingham, 16 de fevereiro de 1822 — Haslemere, Surrey, 17de janeiro de 1911) foi um antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico inglês.

Francis Galton era dotado de extraordinária inteligência, e riqueza de idéias originais. Entre alguns dos tópicos de sua pesquisa estão as impressões digitais ( que foi adotado pela polícia para a identificação criminal), a moda, a distribuição geográfica de beleza, o levantamento de peso e a eficácia da oração religiosa.

Galton era o caçula de nove filhos e nasceu em 1822 nas proximidades de Birmingham Inglaterra, seu pai era banqueiro próspero cuja família abastada e socialmente destacada incluía pessoas de esfera de grande influência como o governo, igreja e o exército, era uma criança precoce que aprendia rapidamente.

Aos 16 anos por insistência de seu pai começo a aprender medicina no hospital Birmingham General como assistente de médico. Depois de um ano no hospital mudou de planos e matriculou-se no TrinitY College, da Cambridge University. Onde diante do olhar de Issac Newton, procurou seguir seu interesse pela matemática, embora seu trabalho houvesse sido interronpido por um profundo surto mental, conseguiu formar-se . Retornando aos estudos da medicina até a morte de seu pai quando finalmente liberto-se daquela profissão.

Neste período viajou por toda a África, uma viagem perigosa para áreas onde homens brancos jamais haviam visitado, longe de casa, possa ter superado a timidez e procurou os serviços de uma prostituta, tal coragem foi retribuída com uma grande dose de doença venérea,que o perseguiu por muitos anos .

Quando voltou para a Inglaterra publicou histórias sobre as suas viagens, que lhe renderam uma medalha da Royal Geographic Society ( Sociedade Real de Geografia ). Na década de 1850, parou de viajar, alegando como causas o casamento e a saúde frágil, mas manteve o interesse pela exploração e escreveu um famoso guia intitulado The art travel.

Sua inquietação mental o conduziu em seguida à meteorologia e à criação de instrumentos para coletar informações meteorológicas, resultando com esse trabalho o desenvolvimento de mapa meteorológico utilizados até os dias atuais.

A HERANÇA MENTAL:

Galton procurou demonstrar que a grandeza a genialidade individual ocorriam com tanta freqüência dentro da família que a mera explicação da influência ambiental não era suficiente, sua tese afirmava que o homem notável teria filhos notáveis.

O objetivo de Galton era incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento dos inaptos. Para essa finalidade fundou a ciência da “eugenia” que seria a melhora de uma determinada espécie através da seleção artificial, argumentava que os seres humanos, assim como os animais de criação, podiam ter as características melhoradas mediante a seleção artificial.

Se as pessoas de muito talento fossem selecionada e acasaladas geração pós geração, o resultado seria uma raça humana extremamente talentos. Na tentativa de verificar sua teoria “eugenia” estudou problemas de mensuração e de estatística. Os dados comprovaram que os homens notáveis apresentavam maior probabilidade de terem filhos extraordinários que os homens comuns.

Como pesquisador da mente humana, fundou a psicometria (a ciência da medição faculdades mentais) e a psicologia diferencial.

MÉTODO ESTATISTÍCOS

Galton nunca ficava totalmente satisfeito com um problema até encontra alguma maneira de quantificar os dados e analisá-los estatisticamente.

Adolph Quetelet (1796-1874)foi um matemático belgo, era também pintor, poeta e escritor, acreditava fortemente na utilidade da estatística, foi primeiro a usar métodos estatísticos e a curva normal de distribuição em dados biológicos e social. Galton ficou impressionado com os dados de Quetelet e pressumiu que resultados similares seriam obtidos para as características mentais.

O trabalho estatístico de Galton produziu uma das medidas científicas mais importantes: a correlação.

A correlação é uma ferramenta fundamental para a ciência social e comportamentais, bem como para a engenharia e as ciências naturais. Além disso, outras técnicas de estatística foram desenvolvidas devido ao trabalho de Galton.

A ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS

Galton trabalhou em dois problemas relacionados com a área da associação

1- A diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com