TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brexit - Trabalho

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Brexit

A sigla Brexit é uma junção de “Britain” e “Exit”, que em português significa saída do Reino Unido (da União Europeia). O Brexit, opção que venceu o plebiscito, consiste basicamente no desmembramento, por parte do Reino Unido, do bloco da União Europeia. Surgida após a Segunda Guerra Mundial e desenvolvida ao longo de décadas, a União Europeia é um bloco econômico acordado entre vários países europeus (com a saída do Reino Unido serão 27 países membros, cujo objetivo maior é promover a integração e a cooperação entre tais países, em diversos aspectos: Econômicos, culturais e políticos.

A princípio a saída do Reino Unido da União Europeia para os imigrantes portugueses que nele residem, entender o contexto migratório britânico, recuando a aprovação a UE em 1973 e respectivas implicações para as fronteiras e mobilidade de cidadãos europeus. Procurou-se ainda perceber a origem da insatisfação com as instituições europeias, bem como o real contributo e dependência de trabalhadores europeus no Reino Unido que vieram justificar o grande debate a que se assistiu nos meses anteriores ao referendo do Brexit.

O movimento pela saída do Reino Unido da União Europeia tanto foi impactado quanto impactou grupos nacionalistas dentro e fora da Europa. Assim como o Reino Unido, sempre houve focos de descrença em diversos países europeus. Porém, recentemente, com a crise financeira de 2008, a crise do ouro a crise de refugiados de 2015 houve um fortalecimento de discursos nacionalistas. As duas questões de maior peso no desagrado da população contam que são as políticas econômicas e migratórias, ou seja, culpar o estrangeiro (tanto burocratas da EU quanto imigrantes) pelos problemas atuais, como o desemprego e a desigualdade social.

Em toda a história a prosperidade econômica das nações fundadoras da CEE, os britânicos requereram a adesão em 1961 e 1967 que, inicialmente lhes foi negada e, por fim, aprovada em 1973. Torres (2016) vai dizer para o RU “os benefícios a ter com a EU acabam por se restringir a esfera de uma união econômica incompleta”. Portanto, o Brexit pode ser visto como uma reação tradicional de países centrais em momentos de crise econômica – e de hegemonia –, adotando o protecionismo, o nacionalismo e o individualismo na política externa como forma de evitar o processo de difusão de poder em direção à semiperiferia e retomar o crescimento.

Essa reação do Reino Unido tem entre suas causas principais a crise financeira de 2008. Esta acentuou os problemas econômicos internos derivados da globalização, ou seja, perda de benefícios econômicos e empregos. A responsabilidade desses problemas foi colocada sobre os estrangeiros, inclusive sobre outros europeus, sendo a resposta dada o início da saída do país do processo de integração europeu. O Reino Unido não pode ignorar os problemas do continente e esperar que não sofra suas consequências.

https://www.ufrgs.br/nerint/wp-content/uploads/2016/09/Medeiros-Cattelan-Significado-Brexit.pdf

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/36585/1/TM_igotul011319.pdf

Porque a Inglaterra quer sair da comunidade européia? Quais são as causas?

Quais são os argumentos daqueles que são favoráveis  o brexit?

Quais são  os argumentos daqueles que são contrários ao brexit?

Quais serão as conseqüências positivas e negativas para a Inglaterra com o brexit?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com