TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

                        O caminho da Sustentabilidade

   A Agenda 21 é um processo público e participativo para o planejamento e a implementação das políticas e ações com a finalidade do desenvolvimento sustentável.

  Como a Agenda 21 pode ser elaborada em ações individuais focadas nas próprias relações com o ambiente no qual estamos inseridos, elaborei uma Agenda no meu cotidiano que irei descrever neste texto.

   Na minha residência fiz uma série de ações com o intuito de economizar energia como não deixando mais os meus aparelhos eletrodomésticos em stand by, troquei na maioria dos cômodos as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, pois estas alem de o consumo ser bem menor elas proporcionam menos calor no ambiente. Como moro no 3° andar de um prédio, sempre quando posso opto por subir ou descer pelas escadas e assim evito utilizar o elevador, consequentemente menos gasto de energia.

  Onde moro começamos a utilizar o consumo de água conscientemente, evitando o desperdício como, por exemplo, na hora de escovar os dentes ou lavar a louça abrimos a torneira só quando necessário. Além disso, opto levar meu carro em lugares que fazem lavagem a seco, evitando assim o desperdício de água.

   Em relação a maneira de me locomover no meu dia a dia, elaborei uma série de mudanças afim de economizar tempo, dinheiro e mais qualidade de vida a mim mesmo como 2x por semana opto ir trabalhar com o transporte coletivo e deixo meu carro em casa agindo desta maneira sei que estarei contribuindo com menos gases poluentes nas ruas e menos stress para mim mesmo, pois o trânsito nas ruas de nossas cidades são um caos.Também nos finais de semana quando preciso me locomover a pequenas distâncias dentro do meu bairro opto pela bicicleta em vez do carro.

  Quanto a minha alimentação, de uns tempos para cá, estou optando em comer menos carne vermelha e mais peixes e frangos, assim sei que estou ajudando ao nosso meio ambiente, pois a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água, e a criação dos bovinos causa um efeito estufa para o planeta.

  Eu penso que se todos nós agirmos com estas pequenas atitudes em nosso dia a dia faremos um mundo bem melhor, com mais qualidade de vida para todos e contribuiremos assim a oferecer para nossas próximas gerações um mundo bem mais sustentável e digno.

Bibliografia:

WWW.sustetabilidades.com.br acesso em 26/09/2014

WWW.mma.gov.br acesso em 26/09/2014

David M. Cohen     RA 8406117769    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com