TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CONCRETO NO DIREITO

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CABO FRIO

Aluna: Yasmim Heser Rosa

Matricula: 202002153271

Curso: Direito

Período:

Professor: Tais Elaine

Matéria: Filosofia

Data da entrega: 08/05/2020

Filosofia – AV1

CASO CONCRETO 03

1 A narrativa do Anel de Giges provoca muitas reflexões sobre a moralidade de nossas ações e o Filósofo Platão utiliza o mito antigo para refletir sobre uma ética das virtudes, também conhecida como uma ética dos antigos. Com base nesse célebre mito narrados por Platão, responda às provocações abaixo: Considerando o livro II da obra República, o artigo do Jornal Gazeta do Povo: "A moral e o anel de Giges" e os vídeos sobre o anel de Giges abaixo indicados, que advertência Platão nos oportuniza com essa narrativa do Anel de Giges?

Apresente dois argumentos, pelo menos, para justificar sua assertiva.

Resposta: Platão, após a narrativa do anel de Giges, deixa os seguintes questionamentos: “Os homens são bons por escolha própria ou temem ser descobertos?”, “É possível ser ético e justo quando ninguém está vendo?”, e esses questionamentos nos fazem chegar na conclusão de que o homem quando fica entregue aos seus próprios instintos naturais, que são o egoísmo, a ganância, a sede de poder, a infidelidade, o levaria a roubar matar e a trapacear.

        Outra conclusão que podemos tirar é que o homem com caráter, guiado pela ética e por uma educação agiria de forma justa e boa, por isso que para se viver em sociedade necessita ter um conjunto de normas e regras de conduta que regem essas pessoas, e que sejam igual para todas.

CASO CONCRETO 4

O filósofo Aristóteles foi considerado o patrono das ciências escreveu sobre biologia, matemática, física, lógica, ética, dentre outras áreas. Suas obras são importantes até hoje, pois pensamos à maneira aristotélica. Nesse sentido, leia os artigos abaixo e responda às indagações que seguem:

"O pensamento de Aristóteles segue influente no mundo

contemporâneo".

Disponível:http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/10/pensamento-dearistoteles-segue-influente-no-mundo-contemporaneo.html

  1. Pesquise, pelo menos, dois exemplos que podem comprovar a importância do pensamento aristotélico no mundo contemporâneo. Justifique sua escolha.

Resposta: Aristóteles foi um pensador grego que muitas de suas reflexões foram pioneiras e serviram como o início para conhecimentos atuais. O raciocínio logico que temos hoje veio da lógica aristotélica, quando tiramos a conclusão de alguma premissa verdadeira ou de leis que permitem dedução. Quem estudou sobre lógica e foi o primeiro a mostrar como funciona foi Aristóteles.

        Outro exemplo é nas artes. Aristóteles estudou tragédia, comédia e entre outros. Criou vários objetivos para se analisar um texto poético e isso se alastrou até hoje.

CASO CONCRETO 5

Oque foi o Renascimento?

A palavra renascimento traz a ideia de nascer de novo, de retorno. Estudamos que na história ocidental representou uma fase de transição do mundo medieval para a fase moderna que retornou aos ensinamento antigos. Nesse sentido, leia o artigo O que foi o renascimento?, disponível no link: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/renascimento.htme, em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com