TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTRATO DE ALUGUEL

Por:   •  18/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 7

INSTRUMENTO PARTICULAR DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL

[pic 1]

Instrumento particular de LOCAÇÃO RESIDENCIAL que entre si celebram ________________________________________________________________, como o (a) LOCADOR (A) ______________________________________________________, como LOCATÁRIO (A).  Pelo presente instrumento particular e melhor forma de direito, de um lado ________________________________________________________________, brasileiro, convivente, autônoma, portadora da carteira de identidade n°. __________________, expedida pelo SSP/AM, inscrito no CPF/MF sob o n°. __________________, domiciliado na ______________________________________________________________________________________, doravante denominado simplesmente o (a) LOCADOR (A); e de outro lado ________________________________________________________________________, brasileiro (a), portador (a) da carteira de identidade nº __________________, expedida pelo __________, inscrito no CPF sob o nº __________________ doravante denominado como LOCATÁRIO (A) tem entre justo e acordo as seguintes cláusulas e condições.

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETIVO

Por este na melhor forma de direito, ao (à) LOCADOR (A) dá em locação ao (à) LOCATÁRIO (A), com fim residencial, o imóvel situado nesta cidade a _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________, devidamente mobiliado com descrever os itens, de propriedade da primeira.

CLÁUSULA SEGUNDA – DO PRAZO

O prazo ajustado para locação é de __________________, a começar do dia __________________ e a terminar no dia __________________, data em que o (a) LOCATÁRIO (A) se obriga a restituir o imóvel completamente desocupado, no estado em que recebeu sem que haja necessidade de qualquer notificação judicial ou extrajudicial.

CLÁUSULA TERCEIRA – DO ALUGUEL

O aluguel mensal é de ________________________________________________________________, sem parcelamento do valor do aluguel mensal, a ser reajustado semestralmente com base no índice estabelecido pelo governo.

Parágrafo único – Obriga-se o (a) LOCATÁRIO (A) a renovar expressamente, por novo instrumento a locação do imóvel objeto do presente, caso vier a permanecer no mesmo, o novo aluguel, após o vencimento, será calculado mediante índice determinado pelo Governo Federal, vigente na ocasião.

CLÁUSULA QUARTA – DO LOCAL E ÉPOCA DO PAGAMENTO

O aluguel deverá ser pago diretamente ao (à) LOCADOR (A) no endereço do (a) LOCATÁRIO (A), todo dia _______ de cada mês, vencendo o primeiro aluguel no mês corrente.

Parágrafo único – O (A) LOCATÁRIO (A) concorda, desde já, em depositar, a título de caução, no valor de R$_______________________, equivalente a Número de meses de aluguel correspondente à caução meses de aluguel. O depósito será feito descrever a forma de pagamento.

CLÁUSULA QUINTA – DOS ENCARGOS E ACESSÓRIOS

O (a) LOCATÁRIO (A) se obriga a pagar todos os impostos, taxas e encargos que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel ora locado, tais como IPTU, luz, taxa de água e esgoto a favor do o (a) LOCADOR (A). O pagamento das contas finais de luz e água, exigindo-as, juntamente com o comprovante de quitação do IPTU, ao (à) LOCADOR (A), por ocasião da entrada das chaves, quando finda ou rescindida a locação.

Conforme Art. 4º da Resolução 456/00 ANEEL, o proprietário esta autorizado a proceder á transferência de nome para o nome do (a) LOCATÁRIO (A).

CLÁUSULA SEXTA – DA MORA

O atraso do pagamento do aluguel ou dos encargos, por si só, independentemente de qualquer notificação judicial, constitui o (a) LOCATÁRIO (A) em mora, hipótese em que a importância devida será acrescida de multa moratória no percentual de 10 % (dez por cento), além da incidência sobre o total do débito de juros de mora no percentual de 1% (um por cento) ao mês e atualização monetária, pelo índice legal.

Parágrafo único – Qualquer atraso no pagamento do aluguel ou dos encargos, mesmo que tolerado, bem como a dispensa de multas e juros, será ato de mera liberalidade por parte do o (a) LOCADOR (A), não implicando tal ato em modificação no presente contrato.

CLÁUSULA SÉTIMA – DA DESTINAÇÃO

O imóvel alugado é para uso exclusivo do (a) LOCATÁRIO (A), sendo expressamente vedado o comodato ou sublocação, no todo ou em parte, sob qualquer pretexto, sem o consentimento prévio e por escrito do (a) LOCADOR (A).

CLÁUSULA OITAVA – DA CONSERVAÇÃO

O (A) LOCATÁRIO (A) se obriga a manter o imóvel na mais perfeita condição de conservação de asseio tanto no ambiente interno como na área externa, responsabilizando-se pela reparação imediata de qualquer estrago ou dano provocado, obrigando-se a restituir o imóvel em perfeitas condições de uso quando finda ou rescinda a locação. Será permitido ao (à) LOCADOR (A) visitas de supervisão do referido imóvel.

CLÁUSULA NONA - DAS BENFEITORIAS

O (A) LOCATÁRIO (A) não poderá fazer qualquer modificação ou obra no imóvel sem o prévio e expresso consentimento do (a) LOCADOR (A), sendo que todas as benfeitorias necessárias realizadas ser-lhe-ão indenizadas no valor exato do custo, cabendo, entretanto, cada uma das partes fazer um orçamento de custo, optando-se pelo que se apresentar em melhores condições. As benfeitorias úteis e voluntárias incorporarão ao imóvel, sem que caiba ao (à) LOCATÁRIO (A) o direito de indenização ou retenção de qualquer espécie, sendo-lhe, entretanto facultado retirar benfeitorias móveis que houver instalado, bem como os móveis, utensílios, equipamentos e outros objetos de sua titularidade, desde que não cause, com isso, qualquer dano ao imóvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (818.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com