TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho da Sustentabilidade

Por:   •  2/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho da sustentabilidade

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

R:

Ambiental – Produzir e consumir na forma correta para que o ecossistema possa ocorrer de forma natural. Reparar e adaptar.

Econômica – Aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais. Contínua inovação tecnológica.

Social – Definir limites mínimos e máximos para utilização à bens materiais, obter um padrão de desigualdade aceitável, ou seja, justiça social.

Política e Cultural (as esquecidas) – Não adianta ter uma sociedade ambientalmente e economicamente sustentável, se não tiver uma educação política e cultural, visando valores, regionalidade e uma política justa e igual.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R:

Econômica;

Ambiental;

Social;

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R:

1ª Resposta – A tecnologia na capacidade de inventar do homem, se deposita a superação dos limites dos recursos naturais.

2ª Resposta – Mudança radical, mas progressiva, expressa no movimento de decrescimento, entre outros.

3ª Resposta – Catástrofe, a possibilidade de não conseguirmos evitar a mesma, que com o progresso poderia levar a extinção da humanidade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R:

A população precisa de tecnologias que visam um estudo melhor sobre os recursos naturais, ou seja, estudos e tecnologias que fazem com que conheçam as limitações desses recursos. Precisam que a política e a cultura desse país tenham certas mudanças, para conscientizar a todos sobre as atitudes  sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com