TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho da Sustentabilidade

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Atividade de Autodesenvolvimento

AVA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

2ª SÉRIE C - 2º SEMESTRE

Eduardo Franceschetti Neto

.RA 8228955225

BAURU

2014

O Caminho da sustentabilidade

Atualmente, o avanço da tecnologia visando uma sociedade sustentável é cheio de obstáculos, na medida em que existe uma reduzida consciência na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso.

O aumento dos riscos, em especial os ambientais e tecnológicos de graves consequências, tem sido crucial para entender as características, os limites e as transformações da nossa modernidade. Estes riscos ditam os limites e as consequências das práticas sociais, trazendo consigo um novo elemento, a "reflexividade". A sociedade, produtora de riscos, torna-se crescentemente reflexiva, o que significa dizer que ela representa um tema e um problema para si. É cada vez mais notória a complexidade desse processo de transformação de uma sociedade crescentemente não só ameaçada, mas diretamente afetada por riscos e agravos socioambientais.

Analisando este contexto, a humanidade se encontra em um momento de mudanças. Defrontamos-nos com a perpetuação das disparidades existentes entre as nações e no interior delas, o agravamento da pobreza, da fome, das doenças e do analfabetismo, e com a deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem-estar. Diante destas circunstâncias, caso se integrem as preocupações relativas a meio ambiente e desenvolvimento e a elas se dedique mais atenção, será possível satisfazer às necessidades básicas, elevar o nível da vida de todos, obter ecossistemas melhor protegidos e gerenciados e construir um futuro mais próspero e seguro. São metas que nação alguma pode atingir sozinha; juntos, porém, podemos em uma associação mundial em prol do desenvolvimento sustentável.

Cada pais, e cada pessoa, deve ter a responsabilidade de elaboração de sua Agenda 21. Considerando-se este principio, devemos ter o compromisso acerca dos problemas socioambientais existentes no mundo e lutar para que o problema não se agrave. Partindo das problemáticas particulares ou regionais até as gerais ou globais. Portanto, tem como objetivo elucidar acerca de uma nova perspectiva de desenvolvimento, disponibilizando uma concepção para a sociedade industrial, além de estabelecer um conceito inovador em relação ao modelo de desenvolvimento instaurado atualmente. O desenvolvimento socioeconômico dos países deve estar firmado na qualidade, e não somente na quantidade, ou seja, considerando a preservação humana e da natureza. Uma política de meio ambiente voltada, sobretudo para a conservação e a proteção dos recursos deve considerar devidamente aqueles que dependem dos recursos para sua sobrevivência, ademais de gerenciar os recursos de forma sustentável. Não sendo assim, tal política poderia ter um impacto adverso tanto sobre o combate à pobreza como sobre as possibilidades de êxito da conservação dos recursos e do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com