TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Começo Da História. A Nova Interpretação Constitucional e o Papel Dos Princípios No Direito Brasileiro

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

UNIRITTER

Canoas/RS, 21 de abril de 2016

Aluno: Daiane Theresia Lodi

Curso: Direito

Turma Teoria Geral do Direito Civil - CMA

RESENHA

Fonte: Artigo “O Começo Da História. A Nova Interpretação Constitucional e o Papel Dos Princípios No Direito Brasileiro”

Autores: BARROSO, LUÍS ROBERTO e BARCELLOS, ANA PAULA DE

Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, 2003

O Artigo supracitado trás uma breve apresentação da história constitucional e como foi se constituindo o Direito no Brasil. Entendendo que a Constituição é a forma maior de expressão das Leis e direitos fundamentais do homem que direciona forma de governo/Estado, foi a partir dela que começou a se fazer valer e nasceu de fato o Direito Escrito, no movimento constitucionalista. Após fim do Nazismo e Fascismo, o mundo passou a não aceitar mais leis sem valores éticos. Nascem então as idéias de valores, princípios, direitos fundamentais. Reconhece-se, a partir das constituições o reconhecimento da Ordem Jurídica e sua normatividade.

A constituição vigente no Brasil foi constituída no ano de 1988, ela nasceu logo após momento histórico inesquecível em que o país vivia (pós ditadura militar) e representou o início, o recomeço de uma nova história.

Tal artigo fala de questões teóricas importantes de serem abarcadas para se compreender a evolução do Direito no Brasil. Falo das Regras e dos Princípios, regras têm caráter limitado à matéria que tratam, são condutas a serem seguidas baseadas no “tudo ou nada” mediante subsunção, enquanto princípios tratam de valores, não possuem fim pré-determinado, aplicam-se por interpretação, pela ponderação.

Técnica da Ponderação, essa técnica mudou a forma de se fazer Direito, abriu espaço para discussões, argumentações, para se olhar casos difíceis, quando há conflito de leis, como casos únicos em peso e conseqüências, e assim permitindo ao intérprete uma decisão pelo fato e suas conseqüências.

Para dar meios á técnica da Ponderação nasce a Técnica da Argumentação, essa foi outra mudança importante, com algumas regras a serem seguidas, o argumento melhor processado, com embasamento constitucional e racional pode direcionar a decisão de um Juiz. E nesse estágio da minha resenha permito-me falar que me lembrei do exercício do profissional do Direito, o Advogado, no seu papel de representante junto ao judiciário.

Terminando de apresentar a primeira parte do artigo, a segunda parte aborda os Princípios Constitucionais Instrumentais de Interpretação Constitucional e os Princípios Constitucionais Materiais. A matéria a que se refere é a classificação do conteúdo da nossa constituição: fundamentais, gerais e setoriais. Instrumentais de interpretação não estão escrito diretamente na Constituição, porém são reconhecidos pela jurisprudência: os princípios da supremacia da constituição, da presunção da constituição, da interpretação conforme a constituição, da unidade da constituição, da efetividade e por fim o princípio da razoabilidade ou da proporcionalidade. Todos são formas que permitem ao intérprete direcionar sua forma de ver dada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com