TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conto "Preciosidade", de Clarice Lispector

Por:   •  11/6/2016  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  5.770 Visualizações

Página 1 de 2

O conto "Preciosidade", de Clarice Lispector, é parte do livro “Laços de Família”, com primeira edição pela Editora Francisco Alves, em 1960. Clarice Lispector , nascida em 10 de dezembro de 1920, foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Declarava, quanto à sua brasilidade, ser pernambucana.Clarice faleceu em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário.

Em “Preciosidade” é contada a história de uma jovem, de dezesseis anos, que vive em seu próprio mundo, como um esconderijo, torcendo para que ninguém a veja, para que os homens não a percebam.

Era uma menina só, feia e descuidada, não importava-se com as vaidades do mundo. Ao andar, empenhava-se para não ser notada, o que era inútil, pois seus sapatos de madeira faziam um desagradável barulho.

Sua rotina consistia em ir à escola, retornar e passar o resto do dia em casa, esperando a manhã seguinte,

Um dia, por engano, saiu mais cedo de casa, ainda era madrugada, e no caminho viu surgir dois homens vindos em sua direção. Enquanto eles caminhavam em sua direção, milhares de pensamentos passaram em sua cabeça, estava amedrontada, mas não queria demonstrar, tentou então, apaziguar seus pensamentos, pensando que se cruzariam por milésimos de segundos, que não doeria nem a faria mal.

Porém, quando se aproximaram, o que ela sentiu, foram quatro mãos a tocando contra sua vontade, deixando-a assim, paralisada. E assim ficou, encostada em um muro, por horas.

Quando finalmente conseguiu chegar à escola, percebeu que não era mais a mesma, sentia-se mulher.

A noite, no jantar, disse indignada “preciso de sapatos novos”, não eram sapatos apropriados para uma mulher, dizia ela. Como se o salto de madeira, fosse o culpado pela sua penúria, Mesmo sem saber, ela agora queria ser bonita e desejada.

O conto trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com