TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Conto de Amor - Clarice Lispector

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Gustavo Alves / AM5AU

Dia do Autor

Resenha – Conto “Amor”, de Clarice Lispector

O conto “Amor”, de Clarice Lispector, conta a história de Ana, uma mãe, mulher e dona de casa, que vive no Rio de Janeiro. Cem por cento dedicada ao seu lar e à sua família, ser útil aos seus e seguir sua rotina é o que a completa e traz satisfação. Temia, por exemplo, momentos ociosos, horas em que não encontrava mais nada para limpar ou arrumar e nada que precisasse dela para ser feito.

Em mais um dia normal, seguindo sua rotina diária e monótona, ao pegar o bonde de volta para casa, Ana se depara com um homem cego mascando chicletes. Algo que pareceria pequeno e irrelevante, faz com que Ana reflita a respeito de sua vida, dando início também a grande reflexão proposta pelo conto.

Um homem sem a visão pode ser visto como uma representação de alguém desligado do mundo material e que tem um acesso mais fortificado ao seu interior. O fato de estar mascando chicletes provoca uma sensação de naturalidade, representando um homem feliz e tranquilo em sua essência. Tal imagem faz com que Ana passe a se questionar se não era ela quem estava “cega” em relação a seus desejos e motivações.

Por conta de sua inquietude em relação ao homem cego e ao questionamento que sua presença havia causado, Ana perde o ponto do bonde em que deveria parar. Com sua sensibilidade aflorada pelo ocorrido, ao descer próximo ao Jardim Botânico e seguir caminhando até sua casa, continua sua reflexão. Passa, então, a observar mais as coisas ao seu redor, como se houvesse furado sua “bolha” e saído de sua zona de conforto. Tal reflexão a faz confrontar com a realidade, com sua rotina e com sua condição de mulher em uma sociedade machista. Isso lhe causa um enorme fascínio diante da descoberta de que é livre para fazer as próprias escolhas.

Ao final do conto, quando Ana, finalmente, chega em casa, é recebida pelo filho, a quem abraça de maneira muito intensa e pede para que jamais deixasse que ela se esquecesse dele. Comportamento que representa seu medo do “novo mundo” que acabara de descobrir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com