TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Direito

Por:   •  26/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

projecto de pesquisa

TEMA: Pensamento económico de Karl Marx.

a) Desenvolver as suas teorias económicas com base em três ou mais autores;

Introdução

KARL MARX (1818-1883)

Foi um grande economista alemão discípulo de Smith juntou a um profundo conhecimento de teoria económica uma formação filosófica e politica. Alem de académico e jornalista, Marx dedicou a sua vida uma luta militante pela aplicação das suas ideias de revolução profunda do sistema económico-social, fundando e dirigindo vários partidos comunistas.

As suas principais obras são: O manifesto comunista de 1848, que escreveu com o seu amigo Friedrich Engels, é uma análise de fundo de sistema económico da economia, aqui Marx chamava “capitalismo”, no livro O Capital, de que publicou apenas o primeiro volume em 1867, encarregando-se os seus amigos de editar, depois da sua morte, os outros volumes: Engels editou o 2o “1885” e 3º volume “1894”, e Kaustsky publicou o 4º volume em três tomos “1904 – 1910”.

Economia

O termo economia foi originalmente introduzido por Antonie de Montchrestien e m 1615 em seu livro “trato de economia política”, com o objectivo de transpor para actividade estatal as ideias e os princípios da economia. E nesse livro o autor aborda temas como o Monopoleo, protecção para indústria, trabalho, etc. O nome passou a ser utilizado para os estudos das relações de produção especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: Capitalistas, proletários e latifundiários.

Conceito da economia

Economia segundo Samuelson Nordhaus, é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e como os distribuem entre pessoas diferentes.

A ciência económica diz que uma economia está a produzir eficientemente quando não pode aumentar o bem – estar económico de um indivíduo sem prejudicar o de um outro indivíduo qualquer.

Desta diferença essencial resultam teorias muito diferentes e explicações diferentes para os mesmos problemas. Por exemplo, “porque razão há países ricos e países pobres?”

Trataremos desta questão no final do livro, mas podemos desde já ver que Smith, a razão estava nas trocas não serem suficientes entre os pobres, por vários motivos “isolamento, dificuldades de contacto, falta de vontade, etc”. Pelo seu lado Marx afirma que a razão da existência de países pobres residia nos ricos cujo explorarem.

Tudo isso e consequência de recusar o benefício mútuo da troca, Marx recusa um aspecto central da economia porque tem a ver com a troca. Dai nasce “o grande sisma da economia.” Estas teorias, com varias tendências e variantes, separam se assim do resto da economia em algo fundamental. Há varias escolas na economia actual, mas só um grande sisma porque so há esta discordância essencial.

Mas voltemos a troca. A constatação da sua importância tem como consequenciais dos factos mis importa mais de sistema económico: Em economia tudo tem a ver com tudo, as trocas fazem com que as várias decisões de um agente como as de quanto produzir e consumir, vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com