TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESCARTE INADEQUADO DE ÓLEO

Por:   •  18/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  6.440 Palavras (26 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        HISTÓRIA DE SANTO AMARO        5

              Transcrição do Decreto no 6988:        7

2.1.        População de Santo Amaro        8

2.2.        Problemas Sociais        9

3.        DESCARTE INADEQUADO DE ÓLEO        12

4.        EDUCAÇÃO AMBIENTAL        16

5.        RESPONSABILIDADE SOCIAL        21

PASSO A PASSO PARA O DESCARTE        24

6.        PSICOLOGIA AMBIENTAL        24

7.        BIBLIOGRAFIA        26

  1. INTRODUÇÃO

O aumento acelerado da população e o crescimento desordenado das grandes cidades criaram questões ambientais relacionadas ao lixo, sendo necessária a criação de políticas públicas com o objetivo de amenizar a agressão ao meio ambiente.

A geração e acúmulo de resíduos sólidos nos centros urbanos de São Paulo, têm sido um dos maiores problemas do Estado. E a principal solução para esse problema está na educação para a sustentabilidade, ou seja, trabalhar o consumo consciente levando em consideração a política dos “3Rs”, reduzindo o consumo, reutilizando os resíduos e fazendo a coleta seletiva para ser encaminhada para as indústrias de reciclagens. Essa Educação Ambiental, teve uma fundamental condição para a formação do futuro cidadão. Desta forma, comtribuiu para novos planejamentos em principais regiões da grande São Paulo, onde abordem problemas e com isso as soluções socioambientais. Destarte, orientar uma forma consciente para a utilização dos recursos naturais, englobando a reutilização.

Essa conscientização desenvolveu um Corpo Social contemporâneo, que aponta efeitos desastrosos no meio ambiente, onde tem atraído a atenção dos governantes e da sociedade como um todo.  Nas palavras de (Calderoni, 2003).

A complexidade da gestão de resíduos, tem dois caminhos, o grande acumulo de resíduos cometidos e sua composição, a nossa geração , tem sido o maior gerador de resíduos dos ultimos tempos.

O fato se dá, com o surgimento das da industrias, aumentando a produção de produtos não orgânicos, que não se decompõe , com facilidade, devido ao material leva-se mais tempo para se debradar, como o vidro, plástico, metais, borracha, houve um grande aumento na produção de resíduos.

Concatenado a adição da produção de bens  e associados a tecnologia em crescimento para extração dos recursos naturais, onde no passado a vida útil de um produto era longa,e hoje com os avanços tecnológicos, com a crescente


demanda, e o aumento da população, fazem com que as empresas busquem mais e mais, formas de atender a demanda,e porque não dizer que o mundo capitalista, influencia e muito no consumo exagerado,  fazendo com que o produto seja descartável.

“O consumo consciente é uma prática que deve ser concretizado sempre, independente da crise financeira,  pensando sempre em prol da natureza”

Em contrapartida, caso não existir uma análise sobre o consumismo os resíduos sólidos irão crescer exponencialmente e desequilibrar todo o ecossistema. Para diminuição dos impactos ambientais é imprescindível a atuação do poder público a fito de promover incentivos econômicos e promover fiscalizações a qualquer pessoa física que esteja praticando atos ilegais a legislação ambiental fito de enfrentar a problemática a qual exige engajamento da sociedade como um todo.

O maior desafio dos governantes do planeta terra e da sociedade consciente , é buscar uma forma de gestão , que cause impacto. Trazendo a memória a necessidade de investir na educação e consciência humana, em relação aos descartes dos resíduos sólidos, dos lixos em geral.  Diante disto, a questão dos resíduos sólidos e liquidos não estão apenas relacionadas com a quantidade gerada, e sim, pela forma de destinação final.

“Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental.”

Presidencia da Republica – casa civil- subchefia para assuntos jurídicos – Lei Nº 12.305, de agosto de 2010

  1. HISTÓRIA DE SANTO AMARO

Para falarmos do problema que aflige o bairro de Santo Amaro, vamos mergulhar na história da sua formação e de seus bairros em torno dela, e elucidar o crescimento deste importante bairro que é Santo Amaro – SP, este que também passou por diferentes nomes indígenas , Birapuera, Virapuera, Ibirapuera, Geribatiba, Geribativa, Jeribatiba, Santo Amaro de Virapuera, Santo Amaro de Ibirapuera, até que denominou de Santo Amaro, nome de proveniência cristã, de um santo nascido em 513 d.C. na Itália, identificado como protetor dos carroceiros, carregadores e fabricantes de velas, e onde também foi fundada a primeira colônia estrangeira no Brasil.

Em 1554, os jesuítas chegaram ao Brasil e foram espalhados, sob as ordens do Padre Manuel da Nóbrega, na Capitania de São Vicente em três locais: São Vicente, São Paulo e Jeribatiba, a atual Santo Amaro, que foi uma (aldeia indígena à margem do rio Jurubatuba ou Jeribatiba, que somente em 1950 foi nomeado oficialmente como rio Pinheiros), e os religiosos que já trabalhavam com a catequese e na educação dos índios e crianças mamelucas. Padre José de Anchieta, ao visitar a Aldeia de Jeribatiba, rezou uma missa com a imagem do Santo, à margem do rio Jeribatiba, e constatou um grande número de índios catequizados e de colonos instalados por ali, era viavel constituir um aldeamento, sugestão que logo foi assentido pelos habitantes. O Sr. João Pais e sua Sra. esposa Susana Rodrigues, ofertaram uma imagem de Santo Amaro, (obra de taipa de pilão não forrada) para a capela gerada pelo Padre José de Anchieta. Uma época marcada por acontecimentos marcantes, como os relatos de milagres de José de Anchieta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (155.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com