TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO EM ROMA

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

KENIA LOBO PEREIRA

RA: 330966499214

ARGUMENTAÇÃO

LONDRINA- PARANÁ

2018

KENIA LOBO PEREIRA

RA: 330966499214

DIREITO EM ROMA

Trabalho Dissertativo relativo  a “Analise de argumentos utilizados em noticias jurídicas”, inerentes a Disciplina Teoria a Argumentação Jurídica, apresentado ao curso de bacharel em Direito.

LONDRINA- PARANÁ

2018

RESUMO

O texto em si tem a finalidade de nos aludir de forma sucinta, mas de maneira clara e objetiva a respeito dos argumentos utilizados em noticias jurídicas, visando explicar como cada argumento é usado e qual seu embasamento.

Palavra-Chaves: Argumentos – Jurídica  – Embasamento

ABSTRACT 


         The text itself has the purpose of alluding to us in a succinct way, but in a clear and objective way regarding the arguments used in legal news, aiming to explain how each argument is used and what its basis..

Keyword: Arguments - Legal - Basement

SUMARIO

Introdução a Argumentação ............................................................................................5

Reportagem Jurídica .....................................................................................................6

Analise dos Comentários .....................................................................................................7

ARGUMENTAÇÃO JURIDICA

A argumentação esta presente no nosso dia a dia,porém,seu fundamento esta nos Gregos que diante a democracia e a necessidade  se defender sozinhos perante a justiça  precisaram desenvolver um discurso eloquente fundamentado  em bons argumentos. Com a valorização da Constituição e da normatização das regras criou-se a Teoria da Argumentação Jurídica. Córax, um dos criadores da retórica,escreveu um manual de como usar as palavras para se defender ante a Lei,dessa forma ele criou a estrutura do discurso argumentativo.

A teoria da argumentação esta ligada a teoria do discurso, que tem  o objetivo de expor a fundamentação racional do discurso e sua validade. A evolução do argumento se deu no contexto filosófico a partir do século XX,neste sentido vários autores se destacaram como : Apel,Habermas,Austin.Mas o nome que ganhou grande destaque foi Robert Alexy,estudioso alemão, que elaborou uma teoria de argumentação nos anos 70.

A teórica defendida por Alexy é uma extensão e desenvolvimento de aspectos presentes na literatura sobre a metodologia jurídica,ele buscava um  fundamento racional das decisões jurudicas através da argumentação.Além de Alexy temos  Perelman que se inclinou a uma dimensão diferente da racionalidade,com uma teoria mais compatível com a vida prática,usando a razoabilidade com forma  de convencimento.

“A contribuição de Chaim Perelman para a metodologia do Direito é fundamental neste retorno aos estudos da retórica como uma teoria da argumentação”.

Camargo (2011, p.193)

O desenvolvimento da teoria da argumentação jurídica se concretizou através da contribuição de diversas teorias do discurso prático que já haviam sido formulados. Entres eles estão :ética analítica,regras do discurso,teoria da argumentação.

Atualmente a varias formas de embasar sua argumentação,seja ela baseada em provas concretas,na  repetição e acumulação de detalhes,na evocação de autoridade,isto revela como a argumentação se desenvolveu desde de os Gregos até a contemporaneidade.

REPORTAGEM JURIDICA

No shopping 45 que fica na Praça Saens Peña,na Tijuca,Zona norte do Rio ocorreu uma tentativa de feminicídio. Jonny Neves dos Santos tentou  matar sua companheira Andressa devido a separação recente, Jonny deferiu mais de dez facadas em Andressa que se encontra internada,em estado grave,cenas gravadas pelas câmeras do local mostram Johnny tentando deferir diversos golpes em Andressa, o mesmo só parou quando foi detido por um oficial do local  que o  encaminhou  a uma  cabine  da policia na Praça Saens Peña ,testemunhas relataram que o acusado teria sido agredido por pessoas no local.

Após receber alta do Hospital Municipal Sousa Aguiar Johnny foi preso e indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado,já que a motivação do crime foi considerada fútil e a vitima foi uma mulher.A pena prevista foi de 30 anos de prisão ,ainda segundo depoimentos de parente Jonny agredia frequentemente Andressa e a motivação do crime foi devido a separação recente a  duas semanas.

OBJETIVO DO TRABALHO

Através dessa reportagem será redigida uma analise quanto aos argumentos  um utilizados por indivíduos em uma determinada rede social,visando explicar os fundamentos e os métodos utilizados por cada ou pelo conjunto dos comentários.

COMENTARIOS FACEBOOK :

Quanto ao acusado

Fred Estrela: Levanta a mao quem acha q vai acontecer algo de grave com esse ser repugnante, com este verme? Alguém acha q qdo ele for solto(pois vai ser), ele vai voltar a sociedade regenerado? Vou aproveitar o corretor automático, ele vai voltar degenerado,

mais do q já é!!! Sinceramente, tomara q pegue uma pisa, q morra só de pegar pancada!!!! 

Alessandro Vannucci :O pior é que esses lixos ficam protegidos, separados dos demais presos. Seria uma boa soltar ele pra um banho de sol com os demais... 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (349.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com