TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SEU RESTABELECIMENTO PELO SISTEMA DE JUSTIÇA

Por:   •  22/10/2021  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Direito - Antropologia

 

RESUMO DO TEXTO:

O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E SEU RESTABELECIMENTO PELO SISTEMA DE JUSTIÇA”

Betim

30 outubro 2017

O autor faz, em O Direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça, uma análise da Educação como Direito Social estabelecido na Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988 – CF/88. Ante os dispositivos legais do arcabouço jurídico que dá espeque ao tema, o autor apresenta casos de ações onde o direito social aqui debatido buscou amparo judicial através de ações individuais ou por instituições de defesa dos interesses cívicos.

Após discorrer sobre os artigos da CF que dão ao cidadão o direito à educação como direito social, sendo os artigos 6º; 205; 206; e 208, o autor faz uma avaliação confrontando o texto atual com constituições anteriores. Em seguida, o autor apresenta os instrumentos legais viabilizadores do direito à educação previstos no arcabouço jurídico brasileiro, sendo o Mandado de Segurança; Mandado de Injunção; e Ação Civil Pública, sempre fazendo a indicação da fundamentação legal.

Na sequência, após apresentar a metodologia de sua análise, apresenta os citados casos onde cidadão e/ou instituições recorreram à justiça no intuito de resguardar o Direito à Educação. Primeiramente o autor apresenta caso onde foram impetradas três ações civis públicas nos anos de 1991; 1992 e 1993 que, de forma diversa, acabaram tratando da questão relativa à falta de vagas ou qualidade estrutural na rede pública de ensino em Duque de Caxias e São João de Meriti (RJ), e realizou-se um inquérito civil conjunto do Ministério Público Estadual e Federal. Os três casos obtiveram sucesso.

Em outra situação, o autor apresenta caso referente ao município de Sertãozinho (SP), em 1992, onde o promotor de Justiça da Infância e da Juventude da cidade de Sertãozinho, após a realização de inquérito civil, propôs ação judicial para exigir que determinada escola construísse oito salas de aula para atender à demanda. A sentença acolheu a tese da defesa, apesar de reconhecer a preeminência do direito social à educação.

Diante do caso analisado, o autor lembra a importância do senso escolar para apuração da demanda escolar. Já em novo caso apresentado, o autor cita que no segundo semestre de 1993, o magistério público no Estado de São Paulo realizou uma greve que perdurou perto de três meses, e um membro do Ministério Público Estadual apresentou ao procurador geral da República uma representação ponderando que, sem questionar o mérito do movimento, fossem resguardados os princípios constitucionais, neste caso se referindo ao direito social à educação. Decorreu longo lapso temporal para a instância competente proferir seu despacho, prejudicando seu objetivo, mas o autor lembra da importância da iniciativa para outros casos semelhantes.

Já em outro caso, o autor apresenta que em Recife, constituiu-se o Movimento Pró-Educação (MPE), que teve como propósito ações em diversas esferas, com vistas a garantir vagas nas escolas públicas para todos. O autor defende que o caso apresenta transição da disputa estritamente do terreno jurídico para o âmbito da luta social.

O autor ainda apresenta, de forma resumida, caso onde houve Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal contra cobrança de anuidade em escola pública; Mandado de segurança impetrado pela mãe de um adolescente para garantir o direito da matricula no ensino regular, independentemente de sua idade; e ação contra escola que reteve documento pessoal de aluno inadimplente. Os três casos teriam obtido êxito nas respectivas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com