TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Administrativo

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

                   [pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS – CEJURPS

CURSO DE DIREITO - DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO 2018/I

PROFº MSc. LUIZ FELIPE MACHADO – email lfmachado@univali.br

ATIVIDADE CURRICULAR DE DIREITO ADMINISTRATIVO – M1 – PESO 02

NOME: LUCAS COELHO SANTOS

DATA: 24/03/2018           TURMA: Direito – Matutino        PERÍODO: 7º

  1. Apresente o conceito de Direito Administrativo do doutrinador o qual você entenda pelo mais correto/adequado. (valor: 1,00 - apresentar referência bibliográfica)

Resposta: É um conjunto de normas e princípios que, visando sempre ao interesse público, regem as relações jurídicas entre as pessoas e órgãos do Estado e entre este e as coletividades a que devem servir. De fato, tanto é o Direito Administrativo que regula, por exemplo, a relação entre a Administração Direta e as pessoas da respectiva Administração Indireta, como também a ele compete disciplinar a relação entre o Estado e os particulares participantes de uma licitação, ou entre o Estado e a coletividade, quando se concretiza o exercício do poder de polícia.

Referência Bibliográfica: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo / José dos Santos Carvalho Filho. – 30. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2016.

  1. Contextualize/disserte sobre a criação do Direito Administrativo. (valor: 1,00 - apresentar referência bibliográfica)

Resposta: O Direito Administrativo, como este conjunto de normas e princípios, passou ao plano de existência a partir da instituição de um Estado de Direito. Em seus primórdios, no final do século XVIII, com o advento dos movimentos constitucionalistas, viu-se a necessidade e urgência de uma fonte de direito que disciplinasse as atuações do Estado interna e externamente, desta forma, À medida, porém, que esse ramo jurídico se desenvolvia, verificou-se que sua abrangência se irradiava para um âmbito maior, de forma a alcançar o Estado internamente e a coletividade a que se destina.

Referência Bibliográfica: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo / José dos Santos Carvalho Filho. – 30. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2016.

  1. Conforme explanado em sala de aula o Direito Administrativo possui relações com outros ramos da ciência jurídica. Saliente qual ligação do Direito Administrativo com outro ramo que você considera mais importante justificando a sua posição. (valor: 1,00)

Resposta: Acredito que a principal ligação do Direito Administrativo seja com o Direito Constitucional, tendo em vista que a Constituição apresenta princípios basilares à maneira como o Estado deve se portar perante os administrados, além de comportar as diretrizes pelas quais o Direito Administrativo deve se comportar perante o Estado e aos demais ramos do direito, seja na forma de fiscalização ou regulamentação.

Ainda, que ambos os ramos do direito tratam da mesma entidade, o Estado, enquanto o Direito Constitucional ocupa-se em versar sobre a organização estrutural do Estado e os seus fins, apresentando também os direitos e garantias dos administrados, o Direito Administrativo vêm tutelar a organização interna dos órgãos pertencentes ao Estado de forma dinâmica e funcional.

  1. Quais são as fontes jurídicas utilizadas pelo Direito Administrativo? Conceitue cada uma dessas apresentando quais possuem poder vinculante sobre o Direito Administrativo (valor: 1,50 - apresentar referência bibliográfica e/ou base legal)

Resposta: 1º. Lei: É a primordial entre as fontes do Direito Administrativo Brasileiro, geradora e extintiva de direitos e obrigações, impondo-se tanto à conduta dos particulares quanto à ação estatal, esta é a única que possui poder vinculante, neste caso, detém força cogente.

2º. Doutrina: É uma fonte não escrita e mediata (secundária) significa o conjunto dos trabalhos dos estudiosos a respeito do Direito Administrativo, ou seja, os livros, os artigos, os pareceres, elaborados por estudiosos desse ramo jurídico.

3º. Jurisprudência: É uma fonte não escrita e mediata (secundária) resume-se ao conjunto de decisões judiciais ou administrativas reiteradas num mesmo sentido, a respeito de uma matéria. Não se considera jurisprudência uma decisão judicial isolada. No Brasil, a jurisprudência não possui, em regra, força vinculante, mas sim força moral.

4º. Costumes: É uma fonte secundária são os comportamentos reiterados e tidos por obrigatórios pela consciência popular. Os costumes são aplicados quando da deficiência da legislação, sempre segundo a lei (secundum legem) ou para o preenchimento de vácuo legislativo (praeter legem), mas nunca contra a lei (contra legem).

5º. Princípios gerais do direito: É uma fonte secundária, são os vetores fundamentais que inspiram todo o modo de a Administração se conduzir. São de natureza pré-normativa, ou seja, preexistem, inclusive, à produção das leis, e, bem por isso, contam com a função normogenética (colaboram para a formação das leis).

Referência Bibliográfica: Doutrina – BORGES, Cyonil. Manual de Direito administrativo facilitado/ Cyonil Borges, Adriel Sá. - 2. ed. rev., ampl. e atual. - Salvador: Juspodivm, 2017.

Base Legal: CRFB/88 – Art. 5º, inciso II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

LINDB – Art. 4o  Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.

  1. Em nossos estudos constatou-se a inexistência de um Código do Direito Administrativo, diante de tal fato respondas as seguintes indagações. Qual a distinção entre codificação e consolidação? O Direito administrativo torna-se um ramo mais frágil/inferior que os demais da ciência jurídica? Qual o posicionamento sobre a necessidade ou não de uma codificação deste ramo? (valor: 1,00)

Resposta: Codificação trata-se de uma reunião de leis sobre um determinado tema num único código, de maneira que essas leis estejam organizadas categoricamente segundo critérios objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (374.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com