TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Administrativo

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

Autores:Adrielle Mendes Silva

Ednalva de Sousa Saraiva

Gedielson

Jose Luiz

Paulo Giro Suzuki

Welvispley

DIREITO ADMINISTRATIVO II

SERVIDÃO ADMINISTRATIVA: Linhas de transmissão de energia de U.HE.Tucuruí

Tucuruí – PARÁ

2016/2

SERVIDÃO ADMINISTRATIVA:Linhas de Transmissao de energia da UHE Tucuruí

Autores:Adrielle Mendes Silva

Ednalva de Sousa Saraiva

Gedielson

Jose Luiz

Paulo Giro Suzuki

Welvispley

RESUMO

A presente pesquisa foi realizada no município de Tucurui,e podemos apresentar os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação a Faculdade Gamaliel.

           A servidão é um direito real público sobre propriedade alheia, restringindo seu uso em favor do interesse público. Diferentemente da desapropriação, a servidão não altera a propriedade do bem, mas somente cria restrições na sua utilização, transferindo a outrem as faculdades de uso e gozo.

Os exemplos mais comuns são:

1) placa com nome da rua na fachada do imóvel;

2) passagem de fios e cabos pelo imóvel;

3) instalação de torres de transmissão de energia em terreno privado;

4) tombamento.

Palavras-chave: servidão administrativa. Propriedade. Interesse Público. Função social.

Introdução

        O direito à propriedade configura um dos direitos fundamentais tutelados pela  Constituição Federal  em seu art. 216. Trata-se de direito relativo, uma vez que inexiste  no ordenamento direto de ordem absoluta. Com isso, é correto afirmar que a propriedade  é um direito sim, mas o seu exercício não pode ser arbitrário. Deverá o proprietário, acima de  tudo, prestigiar a função social da propriedade, sob pena de sofrer a intervenção estatal, que  poderá ser de ordem restritiva, que apenas limita o uso e o gozo ou supressiva perfazendo nas desapropriações.  

           A Servidão Administrativa configura   intervenção restritiva na propriedade, que no presente trabalho enfocará a propriedade privada.

As consequências da servidão administrativas são drásticas, razão pela qual o Poder Público deve  atuar de forma incisiva, para que não se perca o patrimônio em questão. Em alguns casos há o esvaziamento econômico do bem e o aniquilamento do uso normal da propriedade. Nessas situações, a doutrina e a jurisprudência apontam a ocorrência do instituto da desapropriação indireta.

Podemos concluir as questões chaves que fazem parte deste trabalho

* Houve danos ireparados ao meio ambiente causado pela empresa.

* Indenizaçao não foi suficiente para reparar os danos sofridos na propriedade.

1 Conceito e características

        Servidão Administrativa é o direito real publico que  autoriza o Poder Publico a usar a propriedade imóvel para permitir a execução  de obras e serviços de interesse coletivo.Na primeira consttituiçao brasileira,a imperial de 1824 no artigo 179 XXXII, garante o direito total sobre a propriedade.

            A servidão administrativa, “como todo ônus real” só se efetiva com a inscrição no Registro de Imóveis competente, para conhecimento e validade erga omnes, o que é confirmado pelo art. 168I, ´f´, da Lei de Registros Publicos (Lei 6.015/73), que impõe inscrição para as “servidões em geral”, abrangendo, obviamente, as civis e as administrativas, aparentes ou não”. Cuida- se de um direito publico,porque é instituído em favor do Estado para atender a fatores de interesse publico. Por isso, difere da servidão de direito privado, regulada pelo Código Civil e tendo como participes da relação jurídica pessoa da iniciativa privada ( arts.1378 a 1389 do Código Civil ). O núcleo do instituto,porem , é o mesmo. No art.1378 do Código vigente,o legislado deixou registrado os dois elementos da servidão.

1. a servidão é imposta sobre um prédio em favor de outro,pertencente a diverso dono;

2. o dono do prédio sujeito a servidão ( prédio serviente) se obriga a tolerar seu uso,para certo fim,pelo dono do prédio favorecido ( prédio dominante).

Características da Servidão Administrativa: são três as características da Servidão Administrativa, admitidas pelo nosso Direito Público:

  1. Ônus real;
  2. Incide sobre um bem particular;

 inalidade de permitir a utilização pública.

2 Servidão Administrativa

             As modalidades de intervenção do Estado sobre a propriedade esta a servidão administrativa, segundo Prof. Hely Lopes Meirelles .

A Servidão Administrativa depende de registro imobiliário e só se efetiva com o registro competente para conhecimento e validade erga omnes, seja servidão civil ou administrativa.

                Outro conceito de Servidão Administrativa é o de Moreira Neto  define a servidão administrativa como sendo a,

 “intervenção ordinatória e concreta do Estado na propriedade privada, parcialmente expropriatória, impositiva de ônus real de uso público, onerosa, permanente, não executória e de execução delegável”. (2009, p. 420) .

Assim a servidão administrativa, de acordo com MOREIRA NETO, limita parcialmente o uso da propriedade pelo proprietário em favor do interesse público, de modo que é apenas uma restrição que não altera a propriedade, permanecendo esta com o particular. Ele somente será constrangido a suportar essa intervenção em nome do interesse público, pois se trata de um ônus real de uso, tal qual a servidão privada, prevista no Código Civil, com a diferença da finalidade pública (2014, p. 511).

A servidão administrativa é direcionada especificamente ao imóvel que vai suportar a intervenção, por isso a Administração Pública deve declarar qual será o imóvel a suportar o instituto, delimitando seu objeto e finalidade. Poderá ser feita em acordo com o proprietário ou, se este não concordar, ela será discutida em âmbito judicial para ser decretada em sentença, podendo haver indenização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com