TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Administrativo

Por:   •  14/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Direito Admnistrativo II

Serviço público “uti singuli” e “uti universi”

Serviço público “uti singuli”, é também chamado serviço público individual, é aquele serviço o qual se consegue mensurar exatamente a utilização individual (por isso esse nome) de cada indivíduo aquele serviço, é mensurável e divisível. É divisível pois pode-se pegar o serviço no todo e dividir e mensurar o uso individual dentro da sociedade. Esse serviço é custeado através de cobrança de uma taxa ou uma tarifa de serviço. Por exemplo, transporte público coletivo, quando o indivíduo embarca ele paga um valor x, consegue-se mensurar o uso individual também serviço de tv por assinatura, paga-se um valor por mês, o vizinho que utiliza a mesma tv paga um valor tamém

Serviço “Uti universi”, esse serviço é também chamado serviço público geral não se pode mensurar, o uso é subdividido pela quantidade de pessoas mas ele tem uma cobrança única, independente de usar muito ou pouco o valor a se pagar será o mesmo, a ideia do serviço uti universi é ter uma cobrança única para todo mundo. Nesse serviço não há divisibilidade. Não tem um valor único a ser pago por todo mundo, independentemente da utilização, o pagamento vai se dar com o recurso geral obtido pelo estado e esse recurso é obtido pela cobrança de impostos. Por exemplo: serviço de segurança pública, como polícia militar, esse serviço e custeado pelo dinheiro público, mas não será cobrado a mais de ninguém caso utilize esse serviço mais do que outros. Assim como coleta de lixo.

Princípios do serviço público

Um dos princípios que rege muito forte o serviço público no Brasil, é o da regularidade, a prestação de serviço não pode ser iniciada de uma forma de grande qualidade, com o concessionário prestando um serviço maravilhoso, e passado um tempo a qualidade começa cair, deve haver uma estabilidade na regularidade na prestação de serviço.

Continuidade, é um dos mais fortes princípios, que diz que independentemente da vontade do administrador público ou privado, o serviço não pode ser parado, e simplesmente parar de se ofertar a sociedade por motivos desnecessários, o serviço deve ser prestado de forma continua. Mesmo o concessionário tendo problemas deve ser dada continuidade no serviço.

Eficiência: como já diz o nome, a prestação deverá ser eficiente.

Segurança: O serviço público deverá ser ofertado oferecendo segurança ao próximo, como por exemplo o serviço de energia elétrica que realiza manutenções periódicas, isolando adequadamente o local.

Atualidade: ou principio da atualização, o serviço público tem a obrigação de oferecer o serviço público, e ir sempre atualizando, o maquinário, tecnologia, funcionários, etc... algo que melhore o serviço e o torne efetivo.

Cortesia: os usuários do serviço devem ser tratados de forma educada e cordial.

Modicidade das tarifas: o valor a ser cobrado pela prestação de serviço deve ser razoável para poder atingir uma grande quantidade de usuários, pra que seja acessível.

Generalidade: A prestação de serviço deve ser para todos, não se pode estipular o publico que o serviço será prestado. Independente de qualquer coisa o serviço deve atingir a todos.

Isonomia: Esse principio complementa o da generalidade, esse principio visa diminuir a desigualdade. Exemplo: as concessionários de serviço publico devem oferecer no mínimo seis datas de pagamento de serviço aos seus usurários, ou seja, cada um tem suas particularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com