TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Ambiental

Por:   •  25/5/2019  •  Dissertação  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu uma grande tragédia que abalou a todos, uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Vale do Rio Doce, localizada no município de Brumadinho/MG, se rompeu. Doze milhões de metros cúbicos de uma espécie de lama formada por minério com baixa concentração de ferro, água e areia foram liberados e atingiram não apenas estruturas da própria empresa mas também propriedades de outras pessoas.

O avanço dos rejeitos ceifou a vida de dezenas de pessoas e obrigou outras tantas a abandonarem suas residências em razão do risco de também serem atingidas. Causando danos ao meio ambiente (destruição de vegetação, mortandade de animais, contaminação de rio etc.) e ao patrimônio de outras pessoa que ali moravam.

São fundamentos da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB)que deveriam ter sido observados antes da tragédia, citação dos pontos:

I-a segurança de uma barragem deve ser considerada nas suas fases de planejamento, projeto, construção, primeiro enchimento e primeiro vertimento, operação, desativação e de usos futuros;

II- a população deve ser informada e estimulada a participar, direta ou indiretamente, das ações preventivas e emergenciais; III- o empreendedor é o responsável legal pela segurança da barragem, cabendo-lhe o desenvolvimento de ações para garanti-la;

IV- a promoção de mecanismos de participação e controle social;

V- a segurança de uma barragem influi diretamente na sua sustentabilidade e no alcance de seus potenciais efeitos sociais e ambientais.

Tendo essa visão nota-se que não foram poucas as violações das razões fundantes da PNSB!

O acidente poderia ter sido evitado caso tivesse sido observado o princípio da precaução previsto no Art. 225, inc. V da CF de 1988. Citando parte do art.”É de se observar, no Direito Constitucional Ambiental, que o dever do Poder Público e de toda a sociedade em preservar o meio ambiente, a fim de proteger as gerações atuais e futuras, está estritamente ligado à precaução contra atos que possam causar o desequilíbrio do meio ambiente que, conseqüentemente, podem gerar riscos à vida humana. É dever não apenas do Estado, mas do cidadão, portanto, por meio de medidas de precaução positivas ou omissivas, defender e preservar o meio ambiente de empreendimentos lucrativos, ou até mesmo não lucrativos, lesivos e potencialmente lesivos aos bens naturais que, por força de expressa disposição constitucional, são de uso comum do povo”.

A Constituição Federal, no art. 225, § 3º, adicionou a tríplice responsabilidade administrativa, civil e penal por infrações às normas ambientais. Sendo as “condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. Não havendo exclusividade de determinada espécie de responsabilidade, sendo que as três esferas são independentes. A punição administrativa não afasta a penal, e a aplicação de sanções criminais e administrativas não impedem a responsabilidade civil pelos danos ambientais causados, sem prejuízo de eventual persecução por ato de improbidade ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com