TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Civil Caso Concreto

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Direito Civil III

Caso Concreto 4

Considere a hipótese em que foi firmado um contrato de empréstimo-financiamento entre instituição bancária e pessoa física, no qual foi inserida cláusula pela qual o devedor autorizava o desconto do débito das prestações do financiamento por consignação em folha de pagamento ou em sua conta bancária. Após o pagamento de algumas parcelas mensais, o devedor constata que não tem condições financeiras para continuar a cumprir as obrigações contratuais, porque o valor da prestação tornou-se insuportável, correspondendo a quase 80% do valor líquido de seus rendimentos. Nessa situação, como o devedor deverá proceder?

Na situação apresentada, há um aumento superveniente da prestação que se mostra insustentável para o devedor, resultando em uma onerosidade excessiva para uma das partes do contrato. A partir disso, baseado no artigo 478 do CC/02, poderia o devedor pedir a resolução do contrato, caso essa onerosidade fosse em virtude de acontecimentos supervenientes extraordinários e imprevisíveis ao momento de celebração do contrato, com base na teoria da imprevisão, o que não ocorreu. Dessa forma, em busca do justo equilíbrio contratual entre as partes antes, durante e após o contrato, um dos princípios pilares da relação contratual, mitigando o princípio do pacta sunt servanda, que dispõe acerca da vinculação à obrigação contratual, independentemente de estarem suas prestações equilibradas ou não, o devedor pode fazer uso do artigo 6, V do CDC, vez que encontra-se em uma relação de consumo, o qual visa a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou a sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas, como o caso em tela. Com esse dispositivo, não é necessário o fato superveniente ser extraordinário e imprevisível. Baseia-se também no artigo 479 do CC/02, que prevê esse reequilíbrio a partir da modificação equitativa das condições do contrato e no artigo 480 do mesmo código, pelo qual poderá pleitear que a sua prestação seja reduzida, ou alterado o modo de execução, para evitar a onerosidade excessiva, caso as obrigações couberem a apenas uma das partes.

APELAÇÃO. AÇÃO DE REVISÃO CONTRATUAL. EMPRÉSTIMO BANCÁRIO. FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. AUSÊNCIA DE ABUSIVIDADE. PRINCÍPIO DA BOA-FÉ CONTRATUAL E DO PACTA SUNT SERVANDA. RECURSO IMPROVIDO. I. Anoto ser firme a jurisprudência dos egrégios Supremo Tribunal Federal (ADI 2591) e do Superior Tribunal de Justiça (Súmula nº 297) pela aplicabilidade dos princípios do Código de Defesa do Consumidor aos contratos de mútuo bancário. O mesmo Superior Tribunal de Justiça, por outro lado, entende que nos contratos bancários é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas (Súmula nº 381). II. Todavia, disso não decorre automática e imperativamente a nulidade de toda e qualquer cláusula tida como prejudicial ao interesse financeiro do consumidor, que firma livremente um contrato com instituição financeira. III. Mesmo nos casos em que se verifica o prejuízo financeiro, a nulidade pressupõe que o contrato ou cláusula contratual tenha imposto desvantagem exagerada ao consumidor (artigo 51, inciso IV, do CDC), ofendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com