TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Constitucional e Processo Constitucional

Por:   •  11/5/2018  •  Exam  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Direito

Disciplinas: Direito Constitucional e Processo Constitucional

Questões

A partir da leitura do texto "A ADPF 153 e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, responda:

1 - O que seria o chamado controle de convencionalidade?

R: É uma análise da legislação de um determinado país para a verificação da concordância e se está de acordo com tratados internacionais e convenções internacionais que o país uma vez disse que iria cumprir.

2 - O que seria a teoria do duplo estatuto dos tratados de direitos humanos?

R: Dispõe aos tratados internacionais uma hierarquia, podendo ter natureza De lei ordinária federal, norma supra legal, ou status constitucional, do seguinte modo : tratados internacionais que falarem sobre direitos humanos e foram aprovados na forma do art 5 inciso 3 da CF 88, terão status de norma constitucional, tratados internacionais que falarem de direitos humanos e não foram aprovados na forma do art 5 inciso 3 da CF 88, terão status de norma supralegal, qualquer tratado internacional que não seja sobre direitos humanos, passará a ser uma lei ordinária federal.

3 - Explique em que consiste o posicionamento que defende a abordagem caso a caso (case by case approach), relacionando-o com a possibilidade de punição dos crimes cometidos durante a ditadura militar.

R:  O posicionamento que defende a abordagem caso a caso procura investigar cada crime longe de um do outro cometido na ditadura e punindo os autores desses crimes.

4 - Sobre a aplicação do princípio da proporcionalidade na decisão da Corte Interamericana, cite quais valores foram ponderados pelo órgão.

R : O princípio da proporcionalidade como meio de contenção dos excessos do poder public, tem dignidade constitucional sobre devido processo legal.

5 - A obrigação de reparação fixada pela Corte tem natureza penal?

R: As obrigações de reparação são buscadas em princípios penais e respeitam as constituições dos países que fazem parte da corte.

6 - Quais os principais aspectos da teoria do duplo controle, em face da aparente colisão de posições entre o STF e a Corte Interamericana?

R: Existe a possibilidade de adquirirem status constituicional ou supra legal. O inciso 3 do art 5 da CF 88 prevê  que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos serão tratados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalents às emendas constitucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com