TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Hebraico

Por:   •  14/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.258 Palavras (22 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 22

O DIREITO HEBRAICO

Bruna Cola Caetano[1]

Geovani Rodrigues da Silva[2]

Janaína de Camargo dos Santos[3]

Lilian Tofoli Pereira[4]

Luiz Fernando Cinquini Pereira[5]

Maria Eduarda Bergamin Gozzi[6]

Rebeca Giraldi Zan[7]

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO; 2. DA HISTÓRIA DE ISRAEL; 3. DA FONTE DO DIREITO HEBRAICO; 4. O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO DIREITO HEBRAICO; 5. RELÇÕES CIVIS; 6. CRIMES E PUNIÇÕES; 7. O DIREITO HEBRAICO CONTEMPORÂNEO; CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS.

RESUMO: A história do povo hebreu é demasiadamente longa e compreende períodos em que a civilização se organizava de forma distinta. Com isso cada período dessa civilização possui uma forma para administrar o direito. No entanto, em todos períodos nota-se a presença da religião atrelada ao direito. Isto se dá pelo fato de a única fonte tanto para a história como para o direito, serem a Tanakh (velho testamento da bíblia), onde Deus revelou a Moisés os dez mandamentos. E por este motivo, qualquer violação da lei divina é considerado pecado perante o próprio Deus, acarretando em punições. Nos dias atuais Israel ainda não possui uma constituição escrita, no entanto possui um conjunto de leis básicas que garantem os direitos.

Palavra-chave:

ASBTRACT: The history of the Hebrew people is too long and comprises periods when civilization organized itself differently. Thus each period of this civilization has a form to administer the law. However, in all periods it is noticed the presence of the religion linked to the right. This is because the only source for both history and law is the Tanakh (Old Testament of the Bible), where God revealed to Moses the Ten Commandments. And for this reason, any violation of the divine law is considered a sin before God himself, leading to punishment. Nowadays Israel does not yet have a written constitution, yet it has a set of basic laws that guarantee rights.

Keywords:

INTRODUÇÃO

2 DA HISTÓRIA DE ISRAEL (Maria Eduarda)

A história do povo de Israel, começa com Abraão, o qual recebe um chamado de Deus ordenando que andasse por toda a região de Canaã em busca da terra prometida, que seria um presente Dele para os descendentes de Abraão (Gn 12:1-3)[8]. Ao fazer isso, Abraão recebeu o título de Pai de uma nova nação, ele passou o resto de sua vida morando nesta terra plenamente, já o seu povo teve um problema com a fome, o que os força a emigrar para o Egito. [9]

Abraão teve um neto com o nome de Jacó, porém Deus quis nomeá-lo de outra forma: Israel, o qual teve doze filhos que originaram as doze tribos[10].

José, filho de Jacó conduziu os israelitas até o Egito, onde foram escravizados, contudo ele interpretou um sonho do Faraó e assim foi intitulado governador do Egito(Gn.41:37-40)[11], como governante, ele trouxe seus familiares para essa terra e o faraó lhes deu propriedades para cultivar (Gn. 47: 5-6)[12].

Com o crescimento dos povos judeus e riquezas exuberantes, o Faraó começou a ficar incomodado e escravizou esse povo, também ordenou que todas os meninos nascidos de origem israelita fossem mortos (Ex 1. 15-16)[13], porém um bebe foi escondido por seus pais até os 3 meses, após esse período, foi deixado no rio para que talvez conseguisse o direito a vida. Por sorte, a filha do Faraó resolveu acolher a criança e deu-lhe o nome de Moisés (Ex 2. 5-10)[14].

Moisés cresceu dentro do reino e em um dia qualquer foi visitar seus irmãos, viu que um deles foi maltratado e ferido por um egípcio, ele ficou com tanta raiva que o assassinou e escondeu o corpo na areia(Ex 2. 11-12)[15], porém logo o Faraó descobriu e começou a perseguir Moisés, o qual fugiu e depois de um tempo o Faraó acabou falecendo, entretanto o povo judeu continuava preso naquele país, foi ai que Deus contatou Moisés pela primeira vez no monte Horebe dizendo que ouviu os clamores de seu povo e assim enviaria Moisés para libertá-los (Ex 3. 9-10)[16].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com