TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Real de Habitação

Por:   •  18/3/2019  •  Artigo  •  4.993 Palavras (20 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 20

DIREITO REAL DE HABITAÇÃO: DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS NA CONCESSÃO AOS CONJUGÊS E COMPANHEIROS[1]

Autoras: Barbara Pedron[2]

Karine Vieira Polli[3]

Valquíria Camiato[4]

Professor Orientador: Felipe Probst Werner[5] 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo a análise do direito real de habitação e sua efetivação no direito sucessório. Para compreensão do tema, abordaremos o instituto dos direitos reais sobre coisas alheias, no qual encontra-se inserido o direito de habitação. Para facilitar a compreensão, apresentaremos a evolução histórica do tema na legislação brasileira até a atualidade inserida nas questões constitucionais, que irá nos permitir melhor reflexão quanto a sua finalidade, elucidando suas consequências no mundo jurídico. Por fim, dissertamos o ponto mais importante, qual seja, a inserção do direito real de habitação no trato sucessório, focando nas convergências e divergências efetivas aplicadas ao caso concreto, apresentando posições doutrinárias e jurisprudenciais acerca da concessão aos cônjuges e companheiros.

Palavras-chave: Direito de Família. Direito Sucessório. Direito Real de Habitação. Equiparação, Equivalência, Analogia: Cônjuge X Companheiro.

INTRODUÇÃO

O artigo em questão tratará sobre o Direito Real de habitação, seu aspectos, evolução, especificidade, etc, objetivando explanar as convergências e dirimir as divergências no âmbito da aplicabilidade ao caso concreto para cônjuges e companheiros.

A metodologia utilizada foi análise jurisprudência e estudos doutrinários e legislativos, complementada com a informações de artigos já existentes sobre o assunto buscando os reflexos de equiparação, equidade e analogia desta matéria.

Não vamos esgotar os estudos sobre o direito real de habitação, visto a subjetividade que o permeia e a complexidade de resolução quando da aplicação ao caso concreto, mas buscamos esclarecer e identificar a forma mais justa para que seja atingido a sua finalidade de “resguardar o direito à moradia do supérstite”.

1 ASPECTOS GERAIS

O direito real é a relação jurídica existente entre pessoas e coisas apropriáveis pelo homem, onde aquela exerce domínio sobre esta.

Nesta relação não existe sujeito passivo determinado, esta compreende o (s) titular (es) e a coisa (s) propriamente dita, prescindindo de qualquer outro sujeito, portanto erga omnes.

O que produz características tão salutares a esse ramo do direito é a lei, envolto pelo Princípio da Taxatividade.

A Propriedade surge como o mais importante e complexo deles, visto que é o único direito real sobre a coisa própria, os demais recaem sobre coisas alheias, como podemos verificar no artigo e 1.225 do Código Civil: São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moradia; XII - a concessão de direito real de uso; e XIII - a laje.  

A propriedade por ser o mais complexo, também é o mais amplo de todos os demais direitos reais, abrangendo completamente os elementos de necessidade e utilidade do respectivo direito, que são: usar, gozar, dispor e reaver, como nos ensina o artigo 1.228 do Código Civil e, resguarda a definição de propriedade sabiamente Maria Helena Diniz:

Poder-se-á definir, analiticamente, a propriedade, como sendo o direito, que a pessoa natural ou jurídica tem, dentro dos limites normativos, de usar, gozar e dispor de um bem, corpóreo ou incorpóreo, bem como de reivindicá-lo de quem injustamente o detenha. [...] a propriedade não é a soma desses atributos, ela é direito que compreende o poder de agir diversamente em relação ao bem, usando, gozando, ou dispondo dele.

Cabe ressaltar que o elemento reaver, encontra-se presente em todos os direitos reis e, confere a estes o direito de sequela.  

Mesmo a propriedade sendo o manancial do direito real, recai sobre ela direitos e obrigações ao proprietário, as quais trazem limitações a este que poderão transferir o poder daquela a outrem.

Sendo assim, podemos verificar que o poder de senhorio absoluto do proprietário sobre a propriedade, torna-se relativo quando: pela vontade do proprietário assim o faz, transferindo-a a um terceiro ou em atendimento a função social da propriedade. Situações estas, resguardadas pelo Princípio da Taxatividade: a primeira no artigo 1.228 do Código Civil e a segunda na Constituição Federal em seus artigos 5º, XXIII e 170, III.

Assim sendo, podemos ter uma noção basilar quanto aos direitos reais, então podemos passar a expor o Direito Real sobre coisa alheia.

Como já verificado, a propriedade é o único direito real sobre coisa própria, os demais incidem sobre coisa alheia.

Neste ínterim, verifica-se que o direito real de habitação, recai sobre o direito real de coisa alheia e, difere-se do direito real de propriedade por não permitir ao sujeito do direito senhorio do bem, utilizar-se plenamente de todos os elementos que incumbem ao proprietário. Portanto, os poderes exercidos sobre a coisa são menos amplos que os do proprietário.

Nos Direitos reais de coisa alheia, não estão presente todos os elementos elencados no direito real de propriedade. O possuidor direto, não será possuidor de todos os elementos pertinentes ao proprietário.

Em conformidade com os ensinamentos de Silvio Venosa:

Nesse direitos reais menos amplos que a propriedade, o titular fica privado de algum dos poderes inerentes ao domínio. Basicamente, haverá dois titulares sobre a mesma coisa, cada um com âmbito de atuação próprio e definido pela lei na extensão de exercício do domínio.

Portanto, trata-se de um direito real limitado, citamos o direito real de habitação, tema desse artigo, como exemplo, onde o possuidor direto terá direito de apenas de uso, podendo utilizar-se da propriedade de forma semelhante ao proprietário, porém respeitando as limitações legais.

Com efeito, é possível concluir que sobre a propriedade, recai mais de um direito ao mesmo tempo: o direito real de propriedade, que fica temporariamente limitado, e o direito real sobre coisa alheia, como ocorre no direito real de habitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com