TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito das Empresas

Por:   •  13/10/2021  •  Dissertação  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

APS Direito Empresarial – Livro Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável

Aluno: Lucas Roberto Gomes dos Santos – RA: 6610291

Turma: 003204B02

Resenha

O livro de José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel Reis Cajazeira aborda no primeiro momento, como os debates sobre a responsabilidade social das empresas se iniciaram. De início foi compreendido junto com o surgimento das empresas, mas, teve um enfoque maior nos meados da década de 70, com os autores Henry Ford e Andrew Carnegie. O tema trata da necessidade do comprometimento com instrumento gerenciais para gerar impactos positivos econômica, social e ambientalmente.

O primeiro capítulo aborda sobre a teoria do acionista, a qual diz que dirigentes e acionistas deverão agir em nome próprio quando forem contribuir para causas sociais e, devem usar seus próprios recursos. Também, ressaltam a Teoria das Partes Interessadas em que surgem novas demandas para atender à sociedade.

Após o primeiro capítulo, são apresentados os Modelos de Gestão da Responsabilidade Social Empresarial, onde aponta uma dificuldade no que concerne a implantação da responsabilidade social empresarial, pois, há um relativismo de pensamentos e entendimento. Mas Carroll, muito conhecido no movimento da responsabilidade social, encontra algumas formas de resolução. Os autores destacam a confluência de dois grandes movimentos sociais, o da Responsabilidade Social Empresarial e o do Desenvolvimento Sustentável, movimentos que se misturam no mundo contemporâneo, mas que são originários de propósitos distintos, embora se observe a convergência entre eles. Sobretudo, os autores destacam que Responsabilidade Social Empresarial é um meio para o Desenvolvimento Sustentável.

O terceiro capítulo aborda quatro posicionamentos em relação à ética e a responsabilidade social. O primeiro posicionamento apresenta a ética como sinônimo de reponsabilidade social no âmbito empresarial, já o segundo posicionamento expõe a diferença entre estes, diz que a responsabilidade social refere-se atividades realizadas pela empresa, e a ética como condutas, o terceiro é o que não enxerga a relação entre nenhuma, o quarto enxerga a ética como um componente da responsabilidade social. Embora a ética e a moral sejam temas relacionados há diferença entre estes, a moral se dá na obediência a determinadas normas e valores. A ética é a busca do melhor modo de viver, reflexões acerca do que é certo ou o que é errado.

O quarto capítulo aprofunda a questão da ética sob o ponto de vista normativo, de conduta moral ao abordarem a ética da responsabilidade, em que Hans Jonas considera a civilização tecnológica e o poder do humano sobre a sobrevivência do planeta, chama os cidadãos e as empresas a responderem pelas consequências previsíveis de seus atos. O capítulo inicia falando sobre a ética da virtude, para Aristóteles a felicidade é alcançada por meio da virtude, moral ou de excelência, mas tudo deve ser moderado, é aceitável tal afirmação, pois nada em excesso é sadio, para uma vida próspera afinal a prosperidade não está relacionada apenas a pecúnia, mas sim como um todo, assim também como Santo Tomas de Aquino e Santo Agostinho sustenta a tese das virtudes cardeais, que se dá na justiça, temperança, prudência, fé, caridade, ou seja, a virtude se dá em um conjunto, é possível concordar com ambas afirmações. Ressaltando a declaração John Stuart Mill, se tomadas as ações corretas, isso traz uma certa satisfação.

O capítulo termina com uma seção sobre a ética da globalização, fazendo amarração com a discussão socioambiental. A Responsabilidade está fortemente atrelada a ética e a moral, por isso se torna possível a assimilação. O dever segundo a ética da convicção deveria ser cumprido independente de consequências. O livro faz uma comparação entre a ética cristã e a ética da responsabilidade, pois o cristão cumpre o seu dever, e quanto ao resultado confia em Deus, já quem busca orientação na ética da responsabilidade diz que todos devem responder pelas consequências previsíveis dos atos.

Os capítulos 5 e 6 são de caráter mais prático e menos teórico, ao abordarem a Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Sustentável. O quinto trata de fontes e princípios diretivos para o estabelecimento de estratégias empresariais, tais como os Direitos Humanos, as Metas do Milênio, a Carta da Terra, o Pacto Global. A responsabilidade social é indispensável para o alcance da sustentabilidade empresarial, as empresas que seguem os parâmetros da sustentabilidade procuram sempre fazer a diferença, tendo uma boa reputação na sociedade. O capítulo cinco também apresenta alguns objetivos do desenvolvimento sustentável. São 6 elementos, Planeta, pessoas, justiça, parceria, prosperidade. Proteção as pessoas, garantir uma vida saudável, inclusão de homens e mulheres de maneira igualitária, preservar a justiça, proteger o ecossistema, zelar pela dignidade para lutar contra a pobreza, sustentar a solidariedade em prol do desenvolvimento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com