TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDITAL MONOGRAFIA DIREITO

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

EDITAL DE MONOGRAFIAS

Estabelece normas e prazos para apresentação da monografia no Curso de Direito e dá outras providências.

        O COORDENADOR DO CURSO DE DIREITO DA UVA, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, conforme art. 68 e 72 do Decreto Estadual nº. 27.828, de 04 de julho de 2005, combinado com o art. 36 do Regimento Geral da UVA, e

CONSIDERANDO a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996;

CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES nº. 9, de 29 de setembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências; e finalmente,

CONSIDERANDO o Projeto Pedagógico do Curso de Direito da UVA,

ESTABELECE:

Art. 1º. A monografia jurídica é o trabalho de natureza obrigatória, cujo tema é de livre escolha do aluno, em qualquer ramo do Direito, elaborado sob a orientação de um professor-orientador da área respectiva.

Parágrafo único. A monografia tem como objetivo proporcionar ao aluno concludente a demonstração do grau de habilitação jurídica adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção jurídico-científica, a motivação da pesquisa jurídica e o treinamento escrito e oral da interpretação e crítica do Direito.

Art. 2º. O aluno, que esteja regularmente matriculado no Curso de Direito (UVA), deverá realizar seu cadastro na Coordenação, no prazo de 09 a 13 de julho de 2018, além de preencher o Formulário de Escolha de Professor-Orientador (ANEXO III), indicando a área em que sua monografia será feita, bem como o nome de seu possível orientador (VER ANEXO II), devendo mencionar ainda um segundo nome, caso o primeiro não aceite ou esteja indisponível em face da quantidade máxima de orientandos.

§ 1º. Caso nenhum dos professores indicados aceite ou não possa orientar a monografia que lhes foi indicada, a Coordenadoria de Monografia irá determinar o professor-orientador, conforme quadro de orientações publicado em anexo a este edital.

§2º. O professor-orientador deverá estar, obrigatoriamente, vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú e, preferencialmente, ao Curso de Direito.

§3º. Caso o aluno opte por algum professor-orientador que não seja do Curso de Direito, deverá indicar o Curso ao qual o mesmo pertence e justificar a escolha. 

§4º. A banca examinadora poderá ser composta por um professor de outra Instituição de Ensino Superior, desde que comprovada a condição de professor e a titulação mínima de especialista.

§5º Quando o membro da banca examinadora for de outra IES, será de exclusiva responsabilidade do aluno-orientando a entrega do trabalho monográfico ao respectivo examinador.

§6º É vedada a participação na banca examinadora de parentes consaguíneos e afins até o 3º grau, salvo na condição de professor-orientador.

Art. 3º. No dia 20 de julho de 2018, a Coordenação do Curso divulgará uma lista com o nome do aluno e o seu respectivo professor orientador.

Art. 4º. É vedado ao Professor Orientador assumir esta responsabilidade com mais de 04 (quatro) alunos, por semestre.

Art. 5º. O aluno deverá protocolar sua monografia na Coordenação do Curso de Direito, até o dia 08 de outubro de 2018, em 03 (três) vias em espiral, e, ainda, com base na escolha do professor orientador, apresentar a composição da banca examinadora. Caso não apresente a lista de composição da banca examinadora, a Coordenação do Curso de Direito procederá com a escolha dos examinadores, dentre os Professores do Curso de Direito.

§1º. O aluno deverá entregar seu trabalho monográfico ao professor-orientador, para fins de revisão final até o dia 25 de setembro de 2018, sob pena de indeferimento da monografia e o professor deverá devolvê-la revisada até 01 de outubro de 2018.

        

§2º. A monografia depositada é de responsabilidade do aluno.

§3º. Caso a banca examinadora chegue à conclusão por maioria que o trabalho monográfico foi parcial ou totalmente plagiado, o aluno será reprovado, atribuindo-o nota zero, estando sujeito as penalidades previstas na legislação vigente (art. 184 do CP).  

Art. 6º. As monografias serão apresentadas nos dias 15/10/2018 a 24/10/2018.

§1º. Até o dia 10 de outubro de 2018, os professores deverão informar junto a Coordenadoria de Monografia, os dias que estarão disponíveis para participarem das bancas examinadoras.

 

§2º. A data, horário e local das apresentações serão marcados conforme a disponibilidade dos professores, nos termos do parágrafo acima.

3§º. O professor-orientador tem plena autonomia para escolher integralmente os demais membros da banca examinadora.

§4º. Na falta de algum dos professores-arguidores será designada pela Coordenação nova data de apresentação da monografia.

Art. 7º. Até o dia 26 de outubro de 2018, deverá ser depositado um CD-ROM com o arquivo contendo a monografia em formato PDF, obedecendo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ficando a aprovação na disciplina condicionada à entrega do mesmo.

Parágrafo Único. A aprovação do aluno-orientando está condicionada, também, à comprovação de que tenha assistido no mínimo três apresentações de monografias jurídicas, no semestre em curso, do Curso de Direito (UVA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com