TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

AUTOS X

RECORRENTE: JOSÉ CARLOS

RECORRIDA: BANCO X

José Carlos, já qualificado nos autos, por seu advogado infra-assinado, conforme procuração, vem na presença de Vossa Excelência interpor o presente:

RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Requer o conhecimento do recurso, evidenciando a existência de requisitos da sua admissibilidade.

Conforme o art. 102, III, da CF, faz referência a um acórdão que foi proferido pelo TJPE que deu provimento ao recurso de agravo de instrumento por unanimidade de votos, sendo essa decisão judicial em última instância.

Devidamente prequestionada a matéria objeto deste recurso, conforme a seguir:

Ocorreu interpretação contrária dada pelo STF, com súmula vinculante, conforme o art. 5 LXVII, da CF. As questões constitucionais motivadas no presente recurso Extraordinário possuem repercussão geral, conforme o art.102 da CF e do art. 1035 do CPC.

No caso a presença de repercussão geral se vê por duas razões:

A decisão recorrida que é contrária a súmula e a jurisprudência do STF, conforme o dispositivo do art. 1035, parágrafo 3, I, do CPC. Como também em razão da existência de importante questão, observando os interesses subjetivos da causa.

Assim, a discussão relacionada a possibilidade de prisão civil do depósito infiel é de relevância da sociedade, já que devido a violação da proporcionalidade e coerência. Mantendo a discussão relacionada a prisão cível, já se observa o interesse que justifica a abertura da via extraordinária.

Pede deferimento.

Petrolina-PE, 07.09.2022

I – DOS FATOS

José Carlos é devedor de instituição financeira, por crédito constante de título executivo extrajudicial. Iniciada a execução, foi penhorado um veículo de JOSÉ CARLOS, que figurou como depositário. Diante do perecimento do bem (em um acidente veicular com perda total), o banco requereu a prisão civil do devedor por considerá-lo depositário infiel.

O juiz de 1º grau indeferiu o pedido, ao argumento de inexistência de culpa do devedor.

Inconformado, o banco interpôs agravo de instrumento, afirmando que houve culpa do depositário (imprudência), mas que o juiz de 1º grau não permitiu que fosse produzida prova nesse sentido e que, portanto, a prisão seria cabível.

O TJPE, em decisão colegiada, deu parcial provimento ao agravo, para determinar nova análise da questão pelo juízo de origem, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com