TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Discorsiva

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO 1 - 30/08

Discente: Ana Carolina Da Silva Vicente – Matrícula: 201973164A – Curso: Bach. Interdisciplinar em ciências humanas

Prof. Gustavo Paccelli da Costa – As trajetórias da Modernidade e o pensamento político

Síntese:

Texto: MAQUIAVEL, N. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio (Discorsi). (Livro I – caps.2-10)

Nesse texto Maquiavel fala sobre a história de Roma, suas políticas, defeitos e conflitos. Uma obra que se assemelha a seu outro livro “O príncipe”, mas que se destaca ao analisar detalhadamente a republica em que ele se coloca a observar e comentar as principais características afim de melhora-las ou apenas mantê-las.

No primeiro capitulo os povos foram divididos e “encaminhados” (espontaneamente ou a força) para locais onde se sentissem confortáveis e seguros como foi em Veneza e Atenas, os estrangeiros também foram importantes para a formação das cidades.

 No terceiro capitulo observa-se que todos os homens são maus por natureza e podem se revelar de acordo com a ocasião. Após a expulsão dos Tarquínios o povo e o governo conseguiram entrar em um consenso, os nobres se mostravam ao lado do povo pois a mesma temia os Tarquínios e por medo de que o povo se afastasse deles os tratavam um pouco melhor. Assim que os Tarquínios morreram os nobres perderam o medo e começaram segregar os povos até entrarem em crise e com muita luta popular foi criado o tributo a plebe.

No quarto capitulo os grupos de desordem fazem nascer leis favoráveis a todos. No quinto capitulo toma-se como exemplo Roma e faz o seguinte questionamento “Em quem confiar” e chega-se à conclusão de que a classe que deveria se ter mais medo era a nobreza.

 No sexto capitulo foi discutido como se chegaria a um consenso entre o povo e o estado para que ambos vivessem em paz.

O sétimo capitulo discorre sobre o julgamento em publico e como tal pode influenciar o povo. No nono capitulo Maquiavel diz que o poder de um príncipe e suas leis devem ser regidas somente por ele mesmo.

No decimo capitulo o autor faz uma crítica aos criadores de republicas e diz que os mesmos devem criar uma republica que proporcione bem estar a todos.

Pontos Principais:  

Nesse texto Maquiavel não tem preocupações quanto a fazer citações, pois o mesmo trás argumentos do passado, coisas que aconteceram ou que aconteceram mais de uma vez e confirma suas ideias comparando-as com o presente. No decorrer do livro Maquiavel cita todos os motivos que levaram Roma a criação de instituições, de Senado, Republica, o Estado Romano. Porém podemos dizer que a realidade sempre muda, aos passar dos anos, e as leis devem ser de acordo com essa linha temporal, levando em consideração que leis que funcionavam perfeitamente nos anos 80 já não cabem mais ao presente momento que vivemos, então pode-se assim dizer que , Maquiavel era um grande pensador, mas a realidade é mais complexa do que se pode teorizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (316.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com