TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Racismo

Por:   •  23/9/2018  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Gabriella Leal Neres

R.A. : 21485417

Turma: 8 “D”

Texto:  SOUZA, Arivaldo Santos de. RACISMO INSTITUCIONAL: PARA COMPREENDER O CONCEITO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 1, n. 3, p. 77-88, fev. 2011. ISSN 2177-2770.

É notório que ter uma clareza acerca do “racismo institucional” é um importante passo para a compreensão da presença do racismo na sociedade. Esse termo refere-se a meios políticos que mesmo sem visar diretamente a propagação do ato racista acaba o fazendo dentro das intituições, ou seja, há uma internalização que acaba passando despercebida do racismo nos sistemas tendo como fim desigualdades.

Tal conhecimento acerca desse termo, foi ganhando visibilidade no debate referente à obra Black Powe onde varios autores, como Kwame Ture e Charles Hamilton, concluíram que o racismo institucional é uma forma de inserir o racismo de uma forma mais acobertada, que era um fato onipresente e implementado subliminarmente por toda a sociedade, porque não se trata de um ato em si, ou atitudes direcionadas individualmente, e sim de uma implementação da ideologia racista que vai ganhando força dentro das principais fontes sociais, fato este que facilita a não evidência da sua prática.

assim sendo uma forma de “mascarar” o racismo.

Dessa forma, o racismo institucional nasce quando sistemas, até mesmo em suas organizações, produzem resultados que prestigiam determinados grupos de pessoas baseando-se na distinção racial que há entre elas e outros grupos, isso mesmo sem ter a intenção tão explícita de aplicação do racismo, o que propaga as desigualdades na forma de tratamento por conta da raça, e também acaba mascarando a prática de tal ato.

Por se tratar de algo internalizado, “mesclado”  fica mais difícil de perceber sua ocorrência, mas verifica-se que na maioria das vezes as pessoas de cor branca acabam ganhando um favorecimento sobre as outras de cores distintas, o que evidencia uma crença na superioridade racial, que no Brasil é demonstrada de maneira clara quando há uma diferença absurda na qualidade de tratamento entre tais grupos com características físicas e biológicas diferentes, algo que em especial aqui deveria ter um percentual baixo, visto que trata-se de um país com uma elevada miscigenação.

 Conclui-se que o racismo é existente tanto na própria instituição como no sistema que produz essa instituição, assim é errôneo quando há uma sugestão apenas a favor de uma reforma institucional pois o problema não está somente na instituição, e sua reforma não cessaria o racismo dentro dela. Seria necessário uma desconolização de pensamento na formação dessas instituições,  porque a ideologia racista não está somente nos atos derivados das práticas institucionais e sim no porquê da criação desses atos. Logo, se for levantar uma mudança teria de haver um questionamento duplo sobre o amparo da sociedade negra, envolvendo poder estatal e pensamento social, pois não basta apenas culpar o sistema pela instituição do racismo, sendo que grande parte do que é trazido ao direito é reflexo do que ocorre dentro da sociedade, por isso é de extrema importância que seja desconstruído esse pensamento colonial na base para então conseguir-se de fato atingir a estrutura dos sistemas onde a prática racista foi institucionalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com